a-importancia-dos-cuidadores-clinica-medica-do-porto

Os cuidadores de pacientes

Os cuidadores são uma das maiores instituições no mundo da saúde.

São frequentemente os familiares, outras vezes os amigos ou mesmo os conhecidos, e claro, no nosso Portugal tão Português, seja no isolamento da aldeia ou na imensidão da metrópole, os vizinhos.

São quaisquer pessoas com maior ou menor habilitação para a função, mas regulamente mais próximos do paciente. É a eles a quem cabe a responsabilidade de primeira linha de cuidar do paciente.

As sociedades envelhecem. Cada vez mais. O progresso tecnológico dita que se viva mais (ainda bem), e cada vez melhor. Mas esse envelhecimento necessita de devido acompanhamento. Não conseguimos (todos), chegar aos 90 anos e manter uma total independência para a execução das nossas tarefas diárias (ainda – mas lá chegaremos). E é aqui que entram os cuidadores.

Estima-se que (somente) nos Estados Unidos, os familiares de pacientes forneçam cerca de 650 billiões de dólares em cuidados de saúde que ficam por remunerar… São os filhos que cuidam dos pais, os tais vizinhos, os amigos, etc… almas caridosas que se predispõem a apoiar quem mais precisa, quando estes mais precisam. Mas mais. E como fica a saúde de quem cuida. Qual o verdadeiro preço que se paga por cuidar de outrem?

Pois bem, no estudo longitudinal referido no final desta publicação, os investigadores concluem que muitos destes cuidadores entram em falência ao fim de algum tempo, – mas não uma falência financeira, infelizmente uma falência bem pior – nomeadamente contraindo patologias do foro emocional, como depressão ou ansiedade.

Se cuida de alguém nestas circunstâncias, deixamos-lhe alguns conselhos simples.

Aprender a cuidar...

  • Tente não assumir a responsabilidade sozinho. Por outras palavras, se se enquadra na categoria de “cuidador”, procure também ajuda – pode ser por exemplo através de um grupo de apoio;
  • Procure estabelecer metas e limites. Respeite o SEU tempo – cuidar é muito mais exigente do que se imagina;
  • Procure planear financeiramente os tempos mais próximos, particularmente discutindo com o paciente as suas expectativas e vontades;

Leitura proposta:

[One-Year Outcomes in Caregivers of Critically Ill Patients]

Agora já sabe!

Na Clínica Médica do Porto somos um grupo de médicos e terapeutas que trabalha em conjunto para recuperar a sua saúde e qualidade de vida. Para mais informações ou agendamento de consultas, ligue para o 93 321 30
———————————————

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

shares