8-conselhos-pele-seca-inverno-clinica-medica-do-porto

8 Cuidados de Pele Essenciais no Inverno

Com a chegada do Inverno, chegam também as caminhadas acompanhadas de vento frio, os serões em frente à lareira e os banhos quentes e prolongados.

Nesta altura do ano é frequente sentir alterações na sua pele tais como prurido, pele seca e vermelhidão. Mas a alteração chave nesta altura do ano é a redução da função barreira da pele, deixando-a mais vulnerável a episódios de reatividade, sensibilidade e vermelhidão o que, se não for controlado, pode resultar em capilares dilatados e inflamação.

Porque queremos que esteja sempre no seu melhor, aqui ficam algumas dicas para o cuidado perfeito da pele de rosto durante o inverno:

1
A limpeza é a primeira rotina estratégica.

Produtos demasiados detergentes e água quente são catalisadores da sensibilidade cutânea por isso utilize produtos suaves que limpam de forma eficaz e fortalecem a função barreira da pele. Se a água sensibiliza a sua pele prefira produtos que se aplicam e removem com algodão, tais como Água Micelar e Leite Desmaquilhante.

2
Esfolie… mas suavemente!

No inverno prefira esfoliantes mais suaves, por exemplo com hidroxiácidos. Esfolie 1-2 vezes por semana.

3
Máscaras hidratantes

As máscaras são extremamente úteis para manter os níveis de hidratação e para acalmar a pele. Aplique depois do esfoliante, 1 a 2 vezes por semana.

4
Cuidados nocturnos

Aplique um sérum regenerante e anti-oxidante à noite, enquanto dorme ativa o metabolismo da sua pele.

5
Hidratar a pele!

No inverno pode sentir necessidade de mudar para uma fórmula mais rica, coloque-a de manhã e à noite, depois de limpar e tonificar.

6
Proteger, proteger, proteger

Proteção solar não é só para o verão! No inverno a radiação solar também danifica a sua pele por isso proteja-a. Se tem a pele sensível prefira um filtro físico a um filtro químico.

7
Cuidados alimentares

Uma dieta equilibrada, enriquecida com vitaminas e minerais, é fundamental para a saúde da sua pele e para prevenir as gripes e constipações.

8
Hidratar o corpo

Beba ÁGUA! No inverno não é só a temperatura que baixa, o consumo de água também, mas a importância da água para o organismo mantém-se. Se bebe pouca água chá, frutas e sopas são ótimas alternativas.

Este artigo é da autoria de Patrícia Rodrigues Farmacêutica, responsável pelas consultas de Acupuntura Estética e Dermaroller na Clínica Médica do Porto

Créditos da Imagem: Martin Reisch on Unsplash

shares