Resolução Alternativa de Litígios de Consumo

A Clínica Médica do Porto desenvolve continuamente esforços no sentido de oferecer um serviço de qualidade e promover um relacionamento saudável com os seus clientes. Ainda assim, e apesar do nosso empenho, é possível que nem sempre consigamos satisfazer totalmente as necessidades dos nossos clientes e/ou pacientes.
Se esse é o seu caso, e em primeira instância, recomendamos que se dirija à direcção da Clínica no sentido de apresentar a sua reclamação. Poderá para o efeito usar o formulário ou directamente através dos nossos contactos. Se a resposta não for satisfatória, o consumidor poderá ainda recorrer ao mecanismo da Resolução Alternativa de Litígios de Consumo.

A Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (vulgarmente designada RAL) é uma forma fácil e acessível de resolver conflitos entre os consumidores e as empresas. O processo abrange a mediação, a conciliação e a arbitragem (saber mais).

Entidades independentes, com pessoal especializado e de modo imparcial, ajudam o consumidor e a empresa a chegar a uma solução amigável por via da mediação ou da conciliação. Caso esse acordo não seja alcançado pode ainda recorrer-se ao tribunal arbitral, de uma forma mais simples e eventualmente menos morosa.

Todos os fornecedores de bens e prestadores de serviços estão obrigados a informar os consumidores sobre as entidades RAL disponíveis ou às que aderiram voluntariamente ou a que se encontram vinculados por força da lei.

Para mais informações, consulte o portal do consumidor.

Resolução Alternativa de Conflitos - Distico

Em cumprimento do artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro, informa-se que a Clínica Médica do Porto é uma empresa aderente do seguinte Centro de Arbitragem, ao qual o consumidor pode recorrer em caso de litígio:

Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto (CICAP)
Rua Damião de Góis, n.º 31, Loja 6
4050-225 Porto
(+351) 225 508 349

www.cicap.pt