Psoríase - Homoepatia na Hepatite - Excessos Alimentares - Clinica Medica do Porto

Abordagens ao tratamento da psoríase

A psoríase é uma situação crónica na qual as células da pele se desenvolvem mais rápido do que o normal, acabando por se aglomerar à sua superfície, formando lesões cobertas por células mortas de cor branca ou mesmo prateada.

Apresenta uma baixa incidência e se calhar por essa mesma razão, um elevado desconhecimento, mesmo da parte que sofre com esta maleita!

Embora não contagiosa, é uma doença desconfortável e por vezes mesmo dolorosa, englobando no seu quadro sintomatológico sensações de prurido e ardor.

As suas causas permanecem um mistério, suspeitando-se tratar-se de uma reacção imunitária do organismo contra a própria pele. A comprovar este facto, verifica-se por exemplo o seu agravamento em situações de stress emocional aumentado…

Não sendo ainda conhecida uma cura eficaz, há certamente formas de amenizar os seus sintomas.

Para isso poderá recorrer-se à medicina convencional, no qual o tratamento passa pela administração local de substancias com cortisona e antipruriginosos. A acção antiinflamatória dos derivados do cortisol combinados com antipruriginosos é eficaz a eliminar rapidamente os sintomas desconfortáveis da doença. Não devem porém ser usados com muita frequência, pois apresentam inúmeros efeitos secundários que devem ser evitados a todo o custo… Um deste efeitos é precisamente a diminuição da imunidade do paciente…

Deixamos aqui alguns conselhos que poderão ajudar a controlar esta afecção:

  • Cuide bem da pele, mantendo-a hidratada e protegida;
  • Coloque óleo na água do banho, isso ajuda a restabelecer a barreira hidrolipídica natural deste órgão;
  • Controle as suas emoções… Se é costume irritar-se ou enervar-se com facilidade, procure encontrar técnicas para se acalmar nesses momentos. Por vezes o isolamento da área de conflito e alguns ciclos de inspiração e expiração são o suficiente para controlar um episódio agudo… Na Medicina Tradicional Chinesa, o pulmão é o órgão responsável pelo sistema imunitário, pela produção de “energia de defesa” e pela pele, o primeiro órgão de defesa do organismo. Assim, respirar correctamente pode ajudá-lo a eliminar bloqueios energéticos e aumentar as suas defesas…

Alguns pacientes referem melhorias sintomatológicas depois de iniciarem regularmente actividades de meditação com forte incidência na componente respiratória, como a Meditação, Ioga, TaiChi ou qiGong…

Verifique o seu armário de medicamentos e avalie aqueles que toma e para quê. Alguns dos medicamentos usados para tratar doenças como artrite, tensão arterial e outros podem piorar a psoríase. Discuta sempre estas questões com o seu médico ou farmacêutico antes de iniciar ou modificar a toma de qualquer medicamento…

Call Now Button