Medicina Holística Integrativa - Clínica Médica do Porto

Medicina Integrativa

Por esta altura, já saberá que na Clínica Médica do Porto oferecemos um conjunto de serviços no âmbito da medicina convencional e complementar, e neste âmbito em particular, de Medicina Integrativa.

Um dos precursores do termo Medicina Integrativa foi o Dr. David Eisenberg, médico e cientista da conceituada Universidade de Harvard.

Em 1993, através de um questionário difundido por todo o território dos os Estados Unidos da América, o Dr. Eisenberg demonstrou a necessidade sentida pelos pacientes/consumidores, de que existisse uma maior oferta nos serviços de saúde que à data lhes eram oferecidos – os pacientes não pretendiam abandonar os actuais sistemas de saúde, mas procuravam activamente alternativas à medicina alopática.

Esta tendência alarmou os clínicos da medicina clássica, e do mesmo modo companhias de seguros, que deram início à sua própria investigação. A descoberta que daí resulta confirmou as primeiras análises – os pacientes pretendiam a integração de toda a panóplia de serviços médicos e terapêuticos existentes nos seus sistemas de saúde, não se limitando às terapias alopáticas!

Mas a desengane-se quem julga que a Medicina Integrativa é exclusiva. Esta medicina é praticada pelos mesmos Clínicos que exercem medicina alopática, sendo que integram nas suas terapias um conjunto de informação e metodologias que não são ensinadas nas universidades clássicas de medicina (ou começam agora a sê-lo…).

Este modelo permite ao paciente dispor um conjunto de técnicas e metodologias para apoiar o restauro da sua saúde, revelando-se uma aposta mais eficaz quer do ponto de vista terapêutico quer no que concerne ao seu rácio custo/benefício.

Call Now Button