noz-moscada-clinica-medica-do-porto

Da importância da Noz Moscada

Esta é uma especiaria originária da Indonésia e utilizada com regularidade em diversas culturas, com especial destaque para a cultura Indiana onde faz parte do manancial de especiarias usadas regularmente na culinária do país.

A Noz moscada apresenta na sua estrutura uma vasto número de componentes que ajudam a explicar os seus diversos efeitos. De entre estes, referimos os que a seguir enumeramos e cujo estudo dos efeitos particulares ajuda a explicar o efeito farmacológico global: borneol, canfeno, elemicina, eugenol, cimeno, dipenteno, geraniol, linalol, miristicina, pineno, trimiristicina, safrol, terpineol, tujeno.

Quanto aos seus benefícios, acabam por ser quase tão diversos como os seus constituintes. Apontam-se à noz moscada diversas actividades beneficiais para o organismo, que passamos a descrever:

1
Tratamento da Halitose
A noz moscada ajuda a combater o mau-hálito

É considerada por algumas abordagens médicas mais tradicionais como a especiais rainha no que concerne à saúde oral. Possui na sua composição agentes anti-bacterianos suficientemente poderosos para combater situações como a halitose (ou mau-hálito). Para além disso, há referências ao seu potencial  para melhorar a imunidade tecidular, de tal forma que é vulgar encontrá-la na constituição de algumas pastas dentífricas e elixires (ver tópico 6).

2
Melhora a condição da pele

A noz-moscada é usada em algumas culturas aplicada sob a forma de pasta, para reduzir a inflamação cutânea. Há quem refira adicionalmente a sua capacidade para branquear a pele, ajudando na remoção de manchas e mesmo relatos da sua utilização para a redução das cicatrizes do acne.

3
Melhora a circulação sanguínea

O seu elevado conteúdo mineral, nomeadamente no que concerne ao potássio, traduz-se numa actividade vasodilatadora que beneficia o sistema cardiovascular.

4
Dor de Dentes

Procure na composição da sua pasta dentífrica a menção ao Eugenol, um dos seus principais componentes. Esta substância alivia a dor de dentes fazendo parte de muitas formulações farmacêuticas para o efeito.

5
Ajuda a Regularizar o Sono

(atenção – não deve ser usado como tratamento de longo prazo para este tipo de problemas)

O seu elevado teor em magnésio ajuda a reduzir a tensão muscular e nervosa, apoiando a regularização dos ciclos de sono. Também o eu elevado teor em mirsticina ajuda nesta função, pensando-se que o seu mecanismo de acção poderá estar relacionado com a regulação da actividade de neurotransmissores como a serotonina ou a dopamina.

Há também alguma confusão entre estes efeitos e a sua actividade psicotrópica. A este nível, serão necessários mais estudos e investigação como forma de perceber o alcance da sua actividade a este nível e o mecanismo de acção subjacente. ler mais

6
Melhora as Funções Mentais

Da composição da noz-moscada fazem parte a miristicina e macelinhano, compostos que limitam a degradação das vias neuronais, protegendo deste modo os processos cognitivos que são as vias afectadas por exemplo nos casos das Demências como a Doença de Alzheimer.

Há algumas informações que referem que a sua utilização continuada pode ajudar a diminuir a velocidade de manifestação dos efeitos destas patologias cognitivas, mas não conseguimos encontrar nenhum estudo que suporte esta afirmação.

7
Actividade Antibacteriana

Durante o período da peste negra, existem relatos da utilização da utilização desta especiaria para combater a epidemia.

Estudos recentes permitem perceber quais os constituintes activos da noz moscada responsáveis pela sua actividade antimicrobiana (α-pineno, β-pineno, mirceno, 1,8-cineol, caracol, terpineno-4-ol, eugenol e isoeugenol).

saber mais

8
Melhora o Mau Estar Gástrico e a Indigestão

A noz-moscada é um carminativo – estimula o processo digestivo aumentando os movimentos peristálticos – (movimentos involuntários do intestino) – que empurram o bolo alimentar ao longo desta porção do trato gastro-intestinal.

Para além desta característica, a noz moscada induz a secreção de diversos sucos digestivos que facilitam o processo digestivo.

10
Desintoxica o Fígado e o Rim

É ainda apontada à noz-moscada uma acção tonificante sobre os órgãos de limpeza do organismo – o fígado e os rins, contribuindo desta forma para um funcionamento mais eficaz do organismo.

Mas como na maioria das circunstâncias da vida, nem tudo é apenas mau, ou inversamente, bom. Os efeitos secundários e a toxicidade da noz moscada são relativamente conhecidos, a destacar a sua actividade abortiva e o seu potencial alucinogénico.

Como dizia Paracelso, que ficou conhecido para a história como o “pai” da farmácia, a diferença entre um remédio e um veneno é a dose em que este é administrado, premissa que confere a todas as substâncias o potencial para produzirem efeitos nefastos.

Esta frase poderá aplicar-se na perfeição à noz-moscada. Diversos estudos e investigadores referem a toxicidade desta especiaria, particularmente em doses elevadas, que se pensa estar relacionada com o próprio composto ao qual são atribuídos alguns dos efeitos farmacológicos – a mirsticina. A intoxicação pode manifestar-se através de um quadro sintomatologia que pode incluir descontrolo motor, indigestão e/ou alucinações auditivas e visuais.

(1) (2) (3)

Por tudo isto, neste ou noutros casos, e para qualquer situação de saúde, recomendamos sempre a consulta de um clínico especialista. Preste especial atenção e alerte sempre o seu clínico para todas as substâncias que está a tomar. Muitas vezes, por mais inofensivo que lhe possam parecer, alguns suplementos, sejam ou não à base de produtos naturais, como os utilizados em regimes de fitoterapia ou naturopatia podem estar a mascarar sintomatologia mais complexa que pode eventualmente exigir uma abordagem mais complexa.

Saber mais:
examine.com
sciencedirect.com

A Clínica Médica do Porto recomenda:

Em qualquer circunstâncias ou em caso de dúvida deverá sempre consultar o seu clínico assistente, ele melhor do que ninguém saberá aconselhá-lo/a da melhor forma…

Clique para conhecer as soluções que a Clínica Médica do Porto, coloca ao seu dispor.

Call Now Button