8-conselhos-para-dormir-melhor-clinica-medica-porto

8 conselhos (de amigo) para dormir melhor

Tratar problemas de sono sem Medicamentos

Noutros artigos anteriores explorámos algumas estatísticas e condições patológicas relacionadas com o sono (ou com patologias do sono) e algumas formas de tratamento à luz da medicina. (ver o artigo: Porque dormimos tão mal e a resposta da Medicina Chinesa e Acupuntura aos problemas de sono)

Intervenção Não Farmacológica nos distúrbios de sono

Faltou porém em ambos esses artigos, discutir o foco primário do processo terapêutico independentemente da opção pela abordagem terapêutica, e que passa fundamentalmente pela identificação e eliminação das causas externas na origem do desequilíbrio patológico.

O mesmo equivale a dizer que de nada adianta realizar um tratamento de Medicina Chinesa, ou tomar um medicamento sedativo para o ajudar a regularizar o seu padrão de sono, se por exemplo continua a forçar o seu organismos a ficar horas intermináveis à frente de um computador, ou a trabalhar horas a fio sem descanso. Ou se por exemplo é incapaz de perceber que há situações que lhe causam stress que poderão muito bem ser a causa principal na origem da sua insónia (e portanto, será por aí que deverá iniciar o seu tratamento)…

Confira abaixo alguns conselhos de especialistas na matéria que o irão ajudar a dormir melhor.

Soluções não terapêuticas para dormir melhor

Se já tomou consciência do seu problema e não consegue dormir, ou tem insónias, saiba que independentemente da ou das abordagens terapêuticas, existem medidas que deverá respeitar para uma boa higiene do sono, nomeadamente:

1
Definir os timmings para deitar e acordar, respeitando as necessidades específicas do seu organismo, e tendo em consideração a norma das 7 horas mínimas de sono;

2
Se possível, realizar uma sesta a meio do dia mas evitar que ela exceda os 30 minutos;

3
Tente evitar fumar, beber álcool ou quaisquer bebidas com cafeína (não se esqueça que o chá tem teofilina, substância com efeito equivalente ao da cafeína) pelo menos quatro horas antes de dormir;

4
Faça refeições ligeiras antes de ir para a cama. Evite as comidas picantes, ou excessivamente gordurosas à noite – privilegie as refeições ligeiras;

5
Durma num sítio calmo e tranquilo. Ajuste a luminosidade (se possível elimine-a totalmente) bem como o ruído. Ajuste de igual modo a temperatura do quarto.

6
Não vá para a cama com o telemóvel. A “interação” com dispositivos electrónicos deve ser evitada ao máximo antes de ir dormir para garantir uma boa noite de sono.

7
Pratique exercício físico de forma regular deixando um intervalo de pelo menos 4 horas entre o momento da sua prática e a altura de dormir;

8
Se é costume ficar a olhar para o escuro a pensar nos problemas, considere a prática de algum tipo de exercício respiratório ou meditação para o/a ajudar a libertar-se desses pensamentos antes de dormir;

Agora já sabe! Se tem dificuldades para dormir, experimente seguir um (ou idealmente vários) dos conselhos que lhe apresentamos. Estas medidas devem sempre preceder e acompanhar quaisquer tratamentos que venha a realizar.

Votos de um sono descansado!

Photo by bruce mars on Unsplash

A Clínica Médica do Porto recomenda:

Em qualquer circunstâncias ou em caso de dúvida deverá sempre consultar o seu clínico assistente, ele melhor do que ninguém saberá aconselhá-lo/a da melhor forma…

Clique para conhecer as soluções que a Clínica Médica do Porto, coloca ao seu dispor.

Call Now Button