O que é o Pavimento Pélvico
O pavimento pélvico ou períneo corresponde a um conjunto de tecidos na base da pélvis que unem o púbis e o cóccix. Esta estrutura é formada por músculos que desempenham funções no controlo dos esfíncteres, na manutenção de posição anatómica dos órgãos pélvicos, na função sexual e na postura pois trabalham em conjuntos com os músculos abdominais, os músculos das costas e o diafragma.
Disfunções pélvicas mais comuns
As disfunções do Pavimento Pélvico são frequentes, mas muitas vezes ignoradas, incompreendidas ou mal diagnosticadas. Podem ocorrer em todas as idades e manifestam de diversas formas:
- incontinência urinária (perda involuntária de urina)
- incontinência fecal (perda involuntária de fezes ou gazes)
- prolapso de órgãos pélvicos (caída da bexiga do útero ou recto)
- dores pélvicas
- dores durante o coito
- disfunção erétil
- ejaculação precoce
- vaginismo
- infertilidade
- …
Existem condições que predispõem a estas desordens, nomeadamente a gravidez e o parto, cirurgias pélvicas ou abdominais, prática de exercício físico de impacto, inflamações abdominais ou pélvicas, fatores emocionais, stress, etc.
Benefícios para os participantes
O objectivo deste rastreio é ajudar a diagnosticar qualquer disfunção no pavimento pélvico, esclarecendo dúvidas relativas à sintomatologia associada a algumas das disfunções mais frequentes. Pretende-se também dotar os interessados de estratégias para prevenir e/ou tratar lesões que possam condicionar uma boa saúde pélvica.