A Clínica Médica do Porto oferece um vasto conjunto de Serviços Clínicos no âmbito da Medicina Convencional e Complementar. Nesta página, procuramos responder às suas dúvidas relativas à Consulta de Sexologia Clínica , Terapia Sexual e Medicina Sexual.

Questões Frequentes Sobre Sexual Saúde e Medicina Sexual

O QUE É A SEXOLOGIA?

A sexologia é o estudo de tudo o que envolve o acto sexual, na suas perspetivas filogenética, ontogenética, antropológica, sociocultural, fisiológica, pedagógica e clínica. A sexologia é uma ciência desenvolvida a partir de uma abordagem multidisciplinar de um elevado número de disciplinas e especialidades.

Clique para saber mais sobre a Consulta de Medicina Sexual da Clínica Médica do Porto.

O QUE ESPERAR DE UM TERAPEUTA SEXUAL?

Um terapeuta sexual é um clínico com formação específica em sexualidade humana, educação e terapia sexual. O terapeuta sexual é competente para ajudar a tratar disfunções sexuais e diversos distúrbios do foro da saúde sexual.

QUE TIPO DE PROBLEMAS, DESAFIOS OU PATOLOGIAS TRATA UM TERAPEUTA SEXUAL, OU UM SEXÓLOGO?

O terapeuta sexual tem uma formação base na área Médica (especialista Médico) ou Paramédica (Psicólogo), tendo habilitação específica adicional para fazer o acompanhamento de pacientes em questões relacionadas com a sua Saúde Sexual. Nesse âmbito, um Sexólogo pode ajudar a resolver questões tais como a disfunção erétil, incapacidade de atingir o orgasmo, ausência de líbido, dor pélvica e ou dor durante ou após o coito, ejaculação precoce ou tardia, entre muitas outras. O Terapeuta ainda especializar-se em questões LGBTQ+, perturbação, transição ou disforia de género, abuso sexual, poliamor, oncosexologia, desafios sexuais seniores entre outros.

O QUE É A DOR GENITAL OU DOR PÉLVICA

A dor genital é um transtorno que se manifesta por dor que ocorre geralmente durante o acto sexual, fazendo com que a relação sexual seja dolorosa. Pode envolver questões relacionadas com a ansiedade e dificulta o relacionamento sexual saudável. O diagnóstico é realizado pelo médico comm base nos sintomas e um exame pélvico objectivo.

O QUE É A DISFUNÇÃO ERÉCTIL

A Disfunção Eréctil no homem corresponde à incapacidade de alcançar ou manter uma ereção satisfatória que permita a relação sexual.

É NORMAL UM HOMEM NÃO CONSEGUIR OBTER UMA ERECÇÃO?

Sim e Não. Ocasionalmente é normal o homem apresentar alguma dificuldade para obter ou manter uma ereção. A Disfunção Eréctil ocorre quando o homem: Nunca atinge a ereção em qualquer relação sexual; A ereção é conseguida de forma breve e eventualmente repetida, mas não é mantida o tempo suficiente para desfrutar da relação sexual; A ereção é atingida mas de forma inconsistente. Nestes casos deve procurar-se ajuda para obtenção de um diagnóstico definitivo e apoio médico.

Clique para saber mais sobre a Consulta de Medicina Sexual da Clínica Médica do Porto.

É NORMAL NÃO CONSEGUIR EJACULAR? O QUE É A ANEJACULAÇÃO?

A condição tem o nome de anejaculação e é causada pela incapacidade de atingir o orgasmo (anorgasmia), ocorrendo habitualmente como consequência de uma situação de Disfunção Eréctil.

O QUE É A EJACULAÇÃO PRECOCE?

A ejaculação precoce é frequentemente causa de sofrimento do homem e do casal, e está definida como a ejaculação que ocorre antes, durante, ou imediatamente após a penetração. A condição é frequentemente associada a questões de ansiedade, embora possa também estar relacionada com hipersensibilidade do pénis e /ou a existência de uma baixa frequência de relações sexuais. Ocasionalmente pode ocorrer igualmente na presença de patologia orgânica, e por isso é fundamental o diagnóstico médico.

Clique para saber mais sobre a Consulta de Medicina Sexual da Clínica Médica do Porto.

O QUE É A EJACULAÇÃO RETRÓGRADA?

A ejaculação retrógrada ocorre quando o esperma não sai, como em situação normal, pela cabeça do pénis. Neste caso ele é ejaculado para trás, para a bexiga. O que acontece é que a parte da bexiga que deveria fechar durante a ejaculação permanece aberta, o que faz com que o sémen seja projectado para trás.

O QUE É A ONCOSEXOLOGIA (CANCRO E SEXUALIDADE)

Os desafios sexuais são, infelizmente, uma das consequências vulgares das situações em que o paciente ou o/a seu /sua parceiro/a é diagnosticado /a com cancro, uma circunstância habitualmente lesiva para a vivência da sexualidade individual e do casal. Não só os impactos da doença em si e os seus efeitos mentais são de enorme relevância, como igualmente os efeitos e as manifestações físicas dos tratamentos oncológicos. A Oncosexologia é a vertente da Sexologia que se dedica a apoiar a saúde sexual da pessoa com cancro (ou do casal).

O QUE É A PERTURBAÇÃO DA IDENTIDADE DE GÉNERO, OU A DISFORIA DE GÉNERO

A Organização Mundial de Saúde determinou em 2018 que as Identidades Transgénero já não são consideradas perturbações mentais. A Perturbação da Identidade de Género ou Disforia de Género é assim uma condição na qual o indivíduo experiencia sofrimento, desconforto mental e físico resultantes da não identificação com o seu sexo anatómico atribuído à nascença (também por vezes definido como um conflito entre a identidade de género e a identidade sexual). Clique para saber mais sobre a Consulta de Disforia de Género da Clínica Médica do Porto.

Clique no/s botão para saber mais acerca dos Serviços Clínicos relacionados:

estes são apenas alguns dos testemunhos dos nossos utentes