Homeopatia - Clínica Médica do Porto

A Homeopatia na Corte Inglesa

Sabia que a Rainha Elizabeth de Inglaterra nunca viaja sem a sua mala homeopática?

A Homeopatia é uma prática médica complementar desenvolvida e utilizada à mais de 250 anos. O seu precursor foi um médico e químico alemão – Samuel Hahnemann – que postulou a lei do “similar cura similar”. Genericamente, isto significa que a mesma substância capaz de provocar uma sintomatologia específica num indivíduo saudável, é capaz de induzir a cura desses sintomas num indivíduo doente.

Exemplificando, podemos afirmar que uma erva que provoca tosse, pode ser usada, depois de tratada homeopaticamente, para parar tipos de tosse com as mesmas características.

Esta metodologia difere significativamente da medicina convencional ou alopática, na qual são usados antitússicos para contrariar estes mesmos sintomas. Aliás, basta pensar no arsenal terapêutico da medicina convencional para perceber que a esmagadora maioria dos fármacos contrariam acções ou mecanismos de defesa do organismo – antiinflamatórios, antidiarreicos, antitússicos, antieméticos…

Este princípio homeopático é ainda semelhante ao das vacinas, nas quais uma dose muito reduzida de um antigénio (vírus ou bactéria), é inoculada no organismo para induzir uma reacção de defesa por parte do indivíduo doente… A homeopatia usa substâncias provenientes de todos os reinos (animal, vegetal, mineral), submetendo-os a diluições extremas e subsequentes dinamizações para criar fármacos homeopáticos.