(In) Fertilidade: Causas, Sinais e Tratamento
Ter um filho(a) é o sonho de uma vida para muitos homens e mulheres. Contudo, para alguns casais, engravidar é frequentemente um processo atribulado e exige intervenção médica – falamos de infertilidade. Vários fatores podem dificultar a gravidez, mas felizmente, o avanço da medicina oferece hoje diversas soluções a estes casais. Ainda assim, e apesar de existirem respostas médicas, a vivência do problema e a frustração das expectativas pessoais e sociais debilitam não só a saúde física como a saúde mental de quem se vê envolvido neste desafio.
Neste artigo abordamos o tema da Fertilidade (e Infertilidade). Da mulher, do homem e do casal. Discutimos também os desafios, os sinais e sintomas de infertilidade, bem como as abordagens e tratamentos comuns de quem procura engravidar!
Se preferir pode clicar no leitor abaixo para escutar a versão audio deste artigo:
Quando Está Tudo Bem com a sua Fertilidade!
A gravidez é um evento extraordinário que envolve várias etapas. Em primeiro lugar, ovário liberta um óvulo (ovulação) para as trompas de Falópio. Depois, o espermatozoide viaja até às trompas de Falópio e entra no óvulo (fertilização), criando o ovo. Este ovo fertilizado continua a sua viagem até ao útero, adere às paredes do mesmo (implantação) e cresce até gerar um bebé.
Quando alguma destas etapas não corre bem, ou quando os óvulos ou os espermatozoides não são saudáveis, podemos ter um problema de fertilidade.
O que é a Infertilidade
A infertilidade é a incapacidade de engravidar após, pelo menos, um ano de relações sexuais desprotegidas. Nas mulheres acima dos 35 anos, devido ao declínio da fertilidade que acompanha a idade, considera-se infertilidade após 6 meses de tentativas. Adicionalmente, as mulheres que sofrem aborto também podem ser diagnosticadas com infertilidade.
Os números da (In)fertilidade
A taxa de fertilidade (o número de filhos por mulher) tem diminuído nos últimos 70 anos. Em 1950, e considerando como universo estatístico todo o mundo, a taxa de fertilidade era de 5 filhos; nos países desenvolvidos era aproximadamente 3. Em 2020, de acordo com uma projeção, seria 2,5 em termos globais e abaixo de 2 nos países desenvolvidos. Em Portugal, de acordo com os censos 2020, a taxa de fertilidade é de apenas 1,4 filhos por mulher.
Para a diminuição do número de filhos contribuem vários fatores, entre os quais se identifica a infertilidade dos casais. Este facto é parcialmente explicado pelas gravidezes, que ocorrem cada vez mais tardiamente. Segundo o estudo Afrodite, realizado em Portugal em 2009 pelo Prof. Silva-Carvalho e Santos, 9 a 10% dos casais portugueses sofrem de infertilidade. Estes números são semelhantes ao que se verifica nos países desenvolvidos, que oscilam entre 8 e 12%.
A idade em que os casais têm o primeiro filho é outro fator que tem mudado nos últimos anos, a desfavor da fertilidade. De acordo com a base de dados PORDATA, em 1990, a idade média da mulher na gestação do primeiro filho era 25 anos; em 2020 subiu para 30 anos. Esta diferença tem uma enorme relevância, pois, como veremos de seguida, a idade da mulher é um fator importantíssimo para a fertilidade dos casais.
A infertilidade é uma palavra feia, mas não desespere. Talvez possamos ajudar.
A infertilidade é uma palavra feia, mas não desespere. Talvez possamos ajudar.
Causas da Infertilidade
A origem da infertilidade pode estar relacionada com alguma ou algumas particularidades da saúde da mulher, do homem ou de ambos. De facto, um terço dos casos de infertilidade estão relacionados com causas atribuíveis à mulher (infertilidade feminina), um terço aos homens (infertilidade masculina) e um terço a uma combinação de fatores femininos e masculinos onde se misturam ainda causas desconhecidas, o que acontece em 5% a 10% dos casos.
Na maior parte dos casos, as principais causas de infertilidade atribuídas às mulheres e aos homens estão relacionadas com o sistema reprodutor, no entanto, importa referir que a infertilidade também pode surgir como consequência de outras doenças.
Causas de Infertilidade na Mulher (Infertilidade Feminina)
- Alterações na ovulação
Nos casos de alteração da ovulação, o ovário não liberta o óvulo no ritmo certo, o que origina ciclos menstruais irregulares ou até ausência de menstruação. Tal pode estar associado a outras patologias, como a síndrome dos ovários poliquísticos. Os problemas na ovulação acontecem em 25% dos casos de infertilidade.
- Trompas de Falópio bloqueadas ou danificadas
Tal como o óvulo tem de atravessar as trompas de Falópio, também os espermatozoides precisam de percorrer esse caminho em sentido inverso. Se existir alguma obstrução, este encontro não acontecerá e o óvulo não será fertilizado. Os problemas nas trompas de Falópio acontecem em 30% dos casos de infertilidade.
- Fibromiomas
São quistos que crescem no interior ou em redor do útero, sendo detetados em 10% dos casos de infertilidade.
- Alterações do muco cervical
Quando o muco cervical é demasiado espesso ou está ausente, os espermatozoides não conseguem nadar facilmente e não alcançam o óvulo.
- Doenças que causam infertilidade
Algumas patologias estão associadas a infertilidade. A este respeito referem-se a título de exemplo a doença inflamatória pélvica, a endometriose ou cancro no aparelho reprodutor.
- Idade
Um dos principais fatores de fertilidade do casal é a idade da mulher. A fertilidade feminina começa a decrescer por volta dos 25-30 anos, chegando a metade do seu pico entre os 30-35 anos. Esta diminuição de fertilidade deve-se à redução da quantidade e qualidade dos óvulos produzidos.
Causas de Infertilidade no Homem (Infertilidade Masculina)
-
Baixa produção ou ausência de espermatozoides
Este problema tem-se agravado nas últimas décadas. Num estudo que avaliou a qualidade do sémen em 1114 homens, entre 1976 e 2009, concluiu-se que o número de espermatozoides veio diminuindo significativamente ao longo deste período.
-
Disfunções dos espermatozoides
Estas disfunções manifestam-se, por exemplo, pela diminuição da mobilidade dos espermatozoides ou mesmo a alteração da sua forma.
-
Varicocelo
O Varicocelo é uma doença em que o escroto apresenta varizes ou veias dilatadas. Embora o mecanismo não seja ainda totalmente conhecido, sabe-se que esta é uma circunstância que afeta a fertilidade do homem.
-
Obstruções nos canais por onde circulam os espermatozoides
Quando os canais estão obstruídos, o sémen não contém espermatozoides.
-
Outras alterações
As doenças dos testículos, como a descida incompleta dos testículos, trauma ou cancro testicular, e alterações hormonais que levam a baixa produção de testosterona, são também causas de infertilidade nos homens.
-
Idade
No caso dos homens, a idade afeta a diminuição da fertilidade apenas a partir do meio da quarta década de vida. Contudo, é a partir dos 60 anos que começa a ser problemática para o sucesso da gravidez.
Fatores de Risco de Infertilidade: O Que pode Dificultar o Sucesso da Gravidez
Para além destas causas bem identificadas, alguns fatores relacionados com o estilo de vida prejudicam a fertilidade. De entre estes, destacamos o tabagismo, o excesso de peso ou a obesidade e o consumo de álcool ou drogas. Além disso, também alguns medicamentos e tratamentos podem interferir com a fertilidade. Exemplos são a quimioterapia, que é usada para tratar cancro e afeta a fertilidade de ambos os sexos; os antipsicóticos, receitados para as doenças do foro mental, afetando particularmente as mulheres; os bloqueadores dos canais de cálcio, que tratam a hipertensão; e os esteroides anabolizantes, usados por vezes de forma pouco controlada para aumentar a massa muscular; estes dois últimos interferem fundamentalmente com a fertilidade masculina.
Alguns fatores que aumentam o risco de infertilidade são específicos da mulher: por exemplo as infeções no sistema reprodutor, em particular por clamídia, a realização de atividade física muito intensa, que pode causar amenorreia, e eventuais cirurgias pélvica ou abdominal.
Já o homem apresenta uma maior tendência para o risco de desenvolver infertilidade, por exemplo por aumento de exposição a determinadas toxinas, tais como pesticidas e solventes, bem como a temperaturas excessivas na zona genital.

Tratamento da Infertilidade
O tratamento da infertilidade com vista a melhorar a probabilidade de sucesso da gravidez pode envolver medicamentos, cirurgia e tratamentos de procriação medicamente assistida (vulgarmente designados de PMA), ou ainda uma combinação destes. A escolha da abordagem terapêutica depende da causa da infertilidade e das características e preferências do casal.
Tratamento da infertilidade na mulher
Cirurgia
A cirurgia é uma opção nos casos de obstruções nas trompas, fibromiomas, endometriose, entre outras situações.
Indução da ovulação
A indução da ovulação é realizada recorrendo a medicamentos que induzem a ovulação e que são prescritos quando existem alterações a esse nível.
Tratamento da infertilidade no homem
Cirurgia
Também para o homem a cirurgia é uma alternativa viável em casos de varicocelo e obstruções dos canais espermáticos, por exemplo.
Medicamentos
Os medicamentos são usados para normalizar as alterações hormonais e melhorar a produção de sémen.
Procriação Medicamente Assistida (PMA)
Para além das opções anteriores, existem os tratamentos de PMA. Estes podem ser usados quando as intervenções anteriores não funcionaram ou quando são a melhor opção inicial.
-
Inseminação Intrauterina (IIU)
A Inseminação Intrauterina consiste na introdução directa dos espermatozoides no interior da vagina ou útero.
-
Fertilização in Vitro (FIV)
A Fertilização In Vitro é uma técnica de Procriação Medicamente Assistida em que o óvulo é fertilizado no laboratório com um sémen de alta qualidade, sendo depois transferido para o útero.
-
Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI)
A Injecção Intracitoplasmática de Espermatozóides é uma técnica de PMA que consiste na injecção de um espermatozoide no interior do óvulo, fertilizando-o; o embrião é introduzido no útero.
-
Transferência de Embriões, Gâmetas ou Zigotos
Como o próprio nome indica, nesta técnica ocorre a introdução de embriões, espermatozoides ou óvulos fertilizados nas trompas de Falópio. Estas opções podem envolver doadores de óvulos ou de sémen.
Posso associar a Medicina Chinesa a tratamentos convencionais (por exemplo estimulação Ovárica e Fertilização In Vitro)? – Numa palavra: Deve.
Posso associar a Medicina Chinesa a tratamentos convencionais (por exemplo estimulação Ovárica e Fertilização In Vitro)? – Numa palavra: Deve.

Influência das Pressões Sociais e do Stress
A gravidez e a maternidade são muito valorizadas pela nossa cultura, considerando-se papéis fundamentais da mulher. Este tipo de imposições sociais traduzem-se frequentemente em pressões familiares sobre o próprio casal:
– “Quando é que têm filhos?”;
– “Estão em boa idade para ter um bebé.” ;
– “Um netinho ia ser uma alegria!”;
são apenas alguns dos comentários frequentes junto de casais jovens.
Mas se temos, de um lado, a pressão cultural e social para engravidar, no outro temos o foco na progressão da carreira, uma vida muito acelerada e stressante, a entrada tardia no mercado de trabalho e a situação económica individual e global. Todos estes fatores levam os casais a adiar a parentalidade, facto que aumenta a dificuldade em engravidar, e contribui para a diminuição da probabilidade de uma gravidez bem sucedida.
Não se sabe com rigor se os altos níveis de stress característicos da vida atual, contribuem para a infertilidade ou até para o insucesso dos tratamentos de fertilidade; é necessária mais pesquisa para compreender melhor esta relação. No entanto, alguns estudos demonstraram que a gestão de stress diminuiu a ansiedade e depressão associadas à infertilidade e aumenta o sucesso e o número de gestações.
Impacto da Infertilidade na Saúde Mental
A infertilidade é um enorme desafio para a saúde mental do indivíduo e do casal. Por um lado, a dificuldade em engravidar gera alterações emocionais como frustração, desvalorização pessoal, raiva, culpabilização, ansiedade e depressão. Por outro, pode também despoletar uma crise conjugal, com um apontar de culpas e distanciamento do casal.
A infertilidade apresenta consequências particularmente gravosas para a mulher, não só pelas pressões sociais mais marcadas, mas porque é sobretudo ela que se submete a procedimentos invasivos e biologicamente desafiantes. Além disso, a mulher tende a vivenciar os desafios emocionais de forma mais intensa que o parceiro.
A somar a este contexto, temos ainda as exigências sociais e familiares que abordamos antes. Embora a infertilidade seja do domínio privado, é um assunto que extravasa a intimidade do casal. Devido a esta exposição, o casal que pode isolar-se e sofrer em silêncio, o que fragiliza mais o seu bem-estar e torna a experiência da infertilidade mais difícil. Assim, é importante encontrar um equilíbrio entre o apoio dos familiares e amigos, e a privacidade conjugal. Além disso, todas as rotinas que cuidam da saúde mental devem fazer parte do dia a dia dos dois membros do casal — quando isto não é suficiente para garantir o seu bem-estar, procure a ajuda de um(a) Psicólogo(a).
Se sente que precisa de ajuda, não deixe de procurar um apoio especializado. Na Clínica Médica do Porto disponibilizamos serviços específicos de Psicologia de suporte a pessoas ou casais a realizar tratamentos de fertilidade ou em processo de tentativa de engravidar. Pergunte-nos como podemos ajudar!
Leitura Recomendada
Para saber mais: Estratégias para Cuidar da Saúde Mental

Bons hábitos para Aumentar a Fertilidade
Em muitas situações, a infertilidade não pode ser evitada. Contudo, existem estratégias que podem aumentar a probabilidade de conseguir engravidar, com a vantagem acrescida de melhorarem também a sua saúde global.
Para proteger e aumentar a sua fertilidade, siga os seguintes conselhos:
- Mantenha um peso saudável;
- Deixe de fumar;
- Não beba bebidas alcoólicas;
- Não consuma drogas;
- Faça uma dieta saudável;
- Faça exercício moderado, ajustado à sua condição física;
- No caso dos homens, evite calor excessivo na zona genital e exposição a toxinas;
- No caso das mulheres, conheça o seu período fértil. Regra geral, este começa 5 dias antes da ovulação e termina 1 dia depois. Uma mulher com ciclos de 28 dias, em princípio, ovula ao 14º dia.
Quando Procurar Ajuda Médica
Deve procurar ajuda médica nos seguintes casos:
- Está a tentar engravidar há um ano ou mais;
- Está a tentar engravidar há 6 meses ou mais e, sendo mulher, tem mais de 35 anos;
- Fez um tratamento com quimioterapia;
- No caso da mulher, tem ciclos menstruais irregulares;
- No caso do homem, teve alguma lesão ou doença testicular ou esteve/está exposto a compostos tóxicos como solventes ou pesticidas;
- Tem história clínica que afeta a infertilidade, como infeções ou doenças pélvicas.
Pode contactar, em primeiro lugar, o(a) médico de família, ginecologista ou urologista — caso necessário, será encaminhado para um(a) especialista em tratamentos de fertilidade. A equipa médica irá trabalhar para encontrar a causa da infertilidade e propor as soluções mais adequadas para o problema em questão, idade e preferências do casal.
O diagnóstico de infertilidade já não significa o fim do seu sonho de maternidade ou paternidade. Existem soluções e profissionais especializados para o(a) auxiliar. Procure essa ajuda!
Sem qualquer compromisso, coloco-me à sua disposição para a ajudar a perceber como (e se) poderei fazer a diferença no seu caso. Faça o seu agendamento no momento que lhe for mais conveniente.
Sem qualquer compromisso, coloco-me à sua disposição para a ajudar a perceber como (e se) poderei fazer a diferença no seu caso. Faça o seu agendamento no momento que lhe for mais conveniente
Se está a encontrar dificuldades no processo de tentativa de engravidar ou já a realizar tratamentos de Fertilidade (por exemplo procedimentos de Procriação Medicamente Assistida), saiba que a Clínica Médica do Porto coloca ao seu dispor a Consulta de Fertilidade p/ Casais. Esta é uma consulta que tira partido dos benefícios cientificamente documentados da Medicina Chinesa no apoio aos processos de Infertilidade, Gravidez e Fertilização, quer em casos de Infertilidade Feminina ou Masculina.
Há mais de uma década, a Tatiana Calvão Sousa, Especialista em Fertilidade na Clínica Médica do Porto vem acompanhando casais a concretizar os seus sonhos de viver em pleno os seus desejos de serem pais. Em conjunto com a Clínica Médica do Porto, disponibilizamos de forma gratuita um momento para a exposição do seu caso e eventuais dúvidas – clique para agendar uma sessão de esclarecimento sobre os tratamentos de apoio à fertilidade.
Referências Bibliográficas
Em Inglês:
Infertility: An Overview (booklet). The American Society for Reproductive Medicine. Consultado a 8/7/22.
Infertility. The Johns Hopkins University. Consultado a 8/7/22.
Infertility. National Health Service of the United Kingdom Consultado a 8/7/22.
Infertility FAQs. Center for Disease Control and Prevention. Consultado a 8/7/22.
Reproductive Health. U.S. Department of Health & Human Services. Consultado a 8/7/22.
Stress and Infertility. The American Society for Reproductive Medicine. Consultado a 8/7/22.
Diagnosis and Management of Infertility. JAMA. 2021.
Fertility and infertility: Definition and epidemiology. Clinical Biochemistry. 2018.
The relationship between stress and infertility. Dialogues in Clinical Neuroscience. 2018.
Em Português:
Infertilidade. Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga. Consultado a 8/7/22.
Gravidez e Parentalidade. Associação para o Planeamento da Família (APF). Consultado a 8/7/22.
CONCEBER – Guia para profissionais e pessoas com problemas de fertilidade.Associação para o Planeamento da Família. 2012.
Perguntas frequentes. Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução. Consultado a 8/7/22.
Associação Portuguesa de Fertilidade. Consultado a 8/7/22.
Idade média da mãe ao nascimento do primeiro filho. Prodata. Consultado a 8/7/22.
9% dos casais portugueses são inférteis. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Consultado a 8/7/22.
Perspectiva de casais em relação à infertilidade e reprodução assistida: uma revisão sistemática. Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. 2016.
Photo by Andrew Seaman on Unsplash Photo by Didssph on Unsplash Photo by Deon Black on Unsplash Photo by Diana Polekhina on Unsplash
Questões Frequentes Acerca de Fertilidade e Infertilidade
O que acontece no processo de fertilização?
Em primeiro lugar, ovário liberta um óvulo (ovulação) para as trompas de Falópio. Depois, o espermatozoide viaja até às trompas de Falópio e entra no óvulo (fertilização), criando o ovo. Este ovo fertilizado continua a sua viagem até ao útero, adere às paredes do mesmo (implantação) e cresce até gerar um bebé.
Como saber se tenho um problema de fertilidade?
Em circunstâncias normais o ovário liberta um óvulo (ovulação) para as trompas de Falópio. Depois, o espermatozoide viaja até às trompas de Falópio e entra no óvulo (fertilização), criando o ovo. Este ovo fertilizado continua a sua viagem até ao útero, adere às paredes do mesmo (implantação) e cresce até gerar um bebé.
Quando alguma destas etapas não corre bem, ou quando os óvulos ou os espermatozoides não são saudáveis, podemos ter um problema de fertilidade.
Como Saber se Sou Infértil?
A infertilidade é a incapacidade de engravidar após, pelo menos, um ano de relações sexuais desprotegidas. Nas mulheres acima dos 35 anos, devido ao declínio da fertilidade que acompanha a idade, considera-se infertilidade após 6 meses de tentativas. Adicionalmente, as mulheres que sofrem aborto também podem ser diagnosticadas com infertilidade.
Como definir Infertilidade em Mulheres acima dos 35 anos?
Nas mulheres acima dos 35 anos, devido ao declínio da fertilidade que acompanha a idade, considera-se infertilidade após 6 meses de tentativas.
O que é a Taxa de Fertilidade?
A taxa de fertilidade corresponde ao número de filhos por mulher.
Qual é a taxa de fertilidade em Portugal?
Em Portugal, de acordo com os censos 2020, a taxa de fertilidade é de apenas 1,4 filhos por mulher.
Quais as Causas de Infertilidade na Mulher?
Algumas das causas de infertilidade na mulher:
- Alterações na ovulação
- Trompas de Falópio bloqueadas ou danificadas
- Fibromiomas
- Alterações do muco cervical
- Doenças que causam infertilidade (doença inflamatória pélvica, endometriose ou cancro no aparelho reprodutor, etc.)
- Idade
Como é que a Idade afecta a Fertilidade da Mulher?
A idade é um dos principais fatores que contribui para a fertilidade do casal. A fertilidade feminina começa a decrescer por volta dos 25-30 anos, chegando a metade do seu pico entre os 30-35 anos. Esta diminuição de fertilidade deve-se à redução da quantidade e qualidade dos óvulos produzidos.
Como é que a Idade afecta a Fertilidade do Homem?
Embora de forma menos acentuada do que nas mulheres, também nos homens a idade é um factor que afecta a fertilidade. Neste caso a idade afeta a diminuição da fertilidade apenas a partir do meio da quarta década de vida. Contudo, é a partir dos 60 anos que começa a ser problemática para o sucesso da gravidez.
Quais as Causas de Infertilidade no Homem?
- Baixa produção ou ausência de espermatozoides
- Disfunções dos espermatozoides
- Varicocelo
- Outras alterações
- Idade
O Varicocelo afecta a Fertilidade?
O Varicocelo é uma doença em que o escroto apresenta varizes ou veias dilatadas. Embora o mecanismo não seja ainda totalmente conhecido, sabe-se que esta é uma circunstância que afeta a fertilidade do homem.
Quais os factores de risco da Infertilidade?
Para além destas causas bem identificadas, alguns fatores relacionados com o estilo de vida prejudicam a fertilidade. De entre estes, destacamos o tabagismo, o excesso de peso ou a obesidade e o consumo de álcool ou drogas. Além disso, também alguns medicamentos e tratamentos podem interferir com a fertilidade. Exemplos são a quimioterapia, que é usada para tratar cancro e afeta a fertilidade de ambos os sexos; os antipsicóticos, receitados para as doenças do foro mental, afetando particularmente as mulheres; os bloqueadores dos canais de cálcio, que tratam a hipertensão; e os esteroides anabolizantes, usados por vezes de forma pouco controlada para aumentar a massa muscular; estes dois últimos interferem fundamentalmente com a fertilidade masculina.
Alguns fatores que aumentam o risco de infertilidade são específicos da mulher: por exemplo as infeções no sistema reprodutor, em particular por clamídia, a realização de atividade física muito intensa, que pode causar amenorreia, e eventuais cirurgias pélvica ou abdominal.
Já o homem apresenta uma maior tendência para o risco de desenvolver infertilidade, por exemplo por aumento de exposição a determinadas toxinas, tais como pesticidas e solventes, e a temperaturas excessivas na zona genital.
Como Tratar a Infertilidade?
O tratamento da infertilidade pode envolver medicamentos, cirurgia e tratamentos de procriação medicamente assistida, ou ainda uma combinação destes. A escolha da abordagem terapêutica depende da causa da infertilidade e das características e preferências do casal.
Quais os Tratamentos Comuns da Infertilidade na Mulher?
As abordagens mais comuns para o tratamento da infertilidade feminina incluem a cirurgia, uma opção nos casos de obstruções nas trompas, fibromiomas, endometriose, entre outras situações, ou a indução da ovulação, feita com medicamentos que induzem a ovulação e que são prescritos quando existem alterações a esse nível.
Quais os Tratamentos comuns da Infertilidade no Homem?
Também para o homem a cirurgia é uma alternativa viável em casos de varicocelo e obstruções dos canais espermáticos, por exemplo. Os medicamentos podem também ser uma alternativa usada para normalizar as alterações hormonais e melhorar a produção de sémen.
O que é a Procriação Medicamente Assistida (PMA)?
A Procriação Medicamente Assistida (PMA) é uma das possíveis abordagens ao tratamento da Infertilidade. A PMA é uma opção para o tratamento da infertilidade quando outras intervenções tais como a Cirurgia, Indução da Ovulação, ou uso de Medicamentos são desaconselhadas, inadequadas ou ineficazes, ou sempre que os critérios clínicos revelem que esta alternativa (PMA) como a melhor opção inicial.
Quais as Metodologias da Procriação Medicamente Assistida?
As técnicas de Procriação Medicamente Assistidas (PMA) são a Inseminação Intrauterina (IIU), a Fertilização In Vitro (FIV), a Injecção Intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI) e a Transferência de Embriões, Gâmetas ou Zigotos.
Em que consiste a Inseminação Intrauterina (IIU)?
A Inseminação Intrauterina consiste na introdução directa dos espermatozoides no interior da vagina ou útero.
Em que consiste a Fertilização In Vitro (FIV)?
A Fertilização In Vitro é uma técnica de Procriação Medicamente Assistida em que o óvulo é fertilizado no laboratório com um sémen de alta qualidade, sendo depois transferido para o útero.
Em que consiste a Injecção Intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI)?
A Injecção Intracitoplasmática de Espermatozóides é uma técnica de PMA que consiste na injecção de um espermatozoide no interior do óvulo, fertilizando-o; o embrião é introduzido no útero.
Em que consiste a Transferência de Embriões Gâmetas ou Zigotos?
Como o próprio nome indica, nesta técnica ocorre a introdução de embriões, espermatozoides ou óvulos fertilizados nas trompas de Falópio.
O Stress Causa Infertilidade?
Não se sabe com rigor se os altos níveis de stress característicos da vida atual, contribuem para a infertilidade ou até para o insucesso dos tratamentos de fertilidade; é necessária mais pesquisa para compreender melhor esta relação. No entanto, alguns estudos demonstraram que a gestão de stress diminuiu a ansiedade e depressão associadas à infertilidade e aumenta o sucesso e o número de gestações.
O que Posso Fazer para Aumentar a Fertilidade?
Existem estratégias que podem ajudar a aumentar a probabilidade de conseguir engravidar, com a vantagem acrescida de melhorarem também a sua saúde global:
- Mantenha um peso saudável;
- Deixe de fumar;
- Não beba bebidas alcoólicas;
- Não consuma drogas;
- Faça uma dieta saudável;
- Faça exercício moderado;
- No caso dos homens, evite calor excessivo na zona genital e exposição a toxinas;
- No caso das mulheres, conheça o seu período fértil. Regra geral, este começa 5 dias antes da ovulação e termina 1 dia depois. Uma mulher com ciclos de 28 dias, em princípio, ovula ao 14º dia.
Quando devo Procurar Ajuda Médica para Tratar a Infertilidade?
Deve procurar ajuda médica sempre que sinta a necessidade de um acompanhamento profissional da sua situação particular. Recomenda-se porem o acompanhamento, em especial nos seguintes casos:
- Está a tentar engravidar há um ano ou mais;
- Está a tentar engravidar há 6 meses ou mais e, sendo mulher, tem mais de 35 anos;
- Fez um tratamento com quimioterapia;
- No caso da mulher, tem ciclos menstruais irregulares;
- No caso do homem, teve alguma lesão ou doença testicular ou esteve/está exposto a compostos tóxicos como solventes ou pesticidas;
- Tem história clínica que afeta a infertilidade, como infeções ou doenças pélvicas.
Qual a Probabilidade de Engravidar após os 30 anos?
Um dos principais fatores de fertilidade do casal é a idade da mulher. A fertilidade feminina começa a decrescer por volta dos 25-30 anos, chegando a metade do seu pico entre os 30-35 anos. Esta diminuição de fertilidade deve-se à redução da quantidade e qualidade dos óvulos produzidos. No caso dos homens, a idade afeta a diminuição da fertilidade apenas a partir do meio da quarta década de vida. Contudo, é a partir dos 60 anos que começa a ser problemática para o sucesso da gravidez. Porem, não deve desesperar. Procure e informe-se com o seu médico ou especialista.
Qual a probabilidade de Engravidar após os 40 anos?
Tal como na resposta anterior (probabilidade de engravidar após os 30 anos), os parâmetros não mudam muito. Um dos principais fatores de fertilidade do casal é a idade da mulher. A fertilidade feminina começa a decrescer por volta dos 25-30 anos, chegando a metade do seu pico entre os 30-35 anos. Esta diminuição de fertilidade deve-se à redução da quantidade e qualidade dos óvulos produzidos. No caso dos homens, a idade afeta a diminuição da fertilidade apenas a partir do meio da quarta década de vida. Contudo, é a partir dos 60 anos que começa a ser problemática para o sucesso da gravidez. Porem, não deve desesperar. Procure e informe-se com o seu médico ou especialista.
Quais os Hábitos que Ajudam a Melhorar a Fertilidade?
Em muitas situações, a infertilidade não pode ser evitada. Contudo, existem estratégias que podem aumentar a probabilidade de conseguir engravidar, com a vantagem acrescida de melhorarem também a sua saúde global.
Para proteger e aumentar a sua fertilidade, siga os seguintes conselhos:
- Mantenha um peso saudável;
- Deixe de fumar;
- Não beba bebidas alcoólicas;
- Não consuma drogas;
- Faça uma dieta saudável;
- Faça exercício moderado, ajustado à sua condição física;
- No caso dos homens, evite calor excessivo na zona genital e exposição a toxinas;
- No caso das mulheres, conheça o seu período fértil. Regra geral, este começa 5 dias antes da ovulação e termina 1 dia depois. Uma mulher com ciclos de 28 dias, em princípio, ovula ao 14º dia.
Data de Publicação: 10/2022
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fazermos um esforço para lhe oferecer bons conteúdos sem a/ o maçar. Todas as nossas Newsletters possuem um modo de se remover da nossa lista. Acompanhe aos nossos evento, serviços e promoções.