Uma questão de Pele - Clínica Médica do Porto

O maior orgão do corpo – pele

Numa publicação anterior tivemos oportunidade para falar um pouco sobre algumas patologias da pele, nomeadamente sobre a psoríase. Aproveitamos hoje para lhe dar a conhecer um pouco mais sobre este órgão que possui algumas especificidades deveras interessantes.

A pele é o maior orgão do corpo humano, mas mais particular que isso, todas as afecções de orgãos internos se reflectem nesta estrutura, do mesmo modo como tudo o que afecta a pele, se reflecte nos diversos órgãos internos.

Naturalmente, a sua principal função, enquanto barreira entre o nosso corpo e o ambiente que nos rodeia, é a de protecção. Os seus múltiplos sensores/receptores captam sinais do exterior, tais como o tacto, a temperatura, chegando até a reflectir emoções… quem nunca sentiu a sensação de “pele de galinha” depois de uma emoção forte

Genericamente, tudo o que se manifesta na pele sob a forma de doença, é assim ou um reflexo de disfunção de orgãos internos e/ou do modo como nos relacionamos com tudo e todos os que nos circundam.

Call Now Button