Malagueta e Pimenta de Caiena no tratamento da inflamação

Malagueta e Artrite

Por certo já usou Malaguetas ou Pimenta de Caiena na confecção das suas refeições, só para depois ouvir os queixumes de algum gourmet, escandalizado pela intensidade do picante saboreado nas papilas gustativas….

Pois bem, a partir de agora e numa próxima oportunidade, diga-lhe que estava também a cuidar da sua saúde…

Este fruto do pimenteiro, originalmente proveniente da América do Sul é usado à centenas de anos na medicina popular, como um remédio contra a inflamação.

A pimenta-de-caiena, vulgarmente chamada de malagueta possui na sua composição capsaicinóides, em particular uma substância apelidada de capsasaína, que embora seja irritante quando usada nos famosos sprays pimenta para efeitos de autodefesa, pode contribuir para melhorar algumas condições de saúde…

Há estudos que referem os seus benefícios em diferentes circunstâncias:

No tratamento da osteoartrite, da artrite reumatóide ou gota, esta componente parece aliviar a dor causada pelas patologias.

A sua aplicação em formulações tópicas como cremes ou linimentos, provoca inicialmente uma sensação de ardor e picada que estimulam as terminações nervosas, e os seus efeitos terapêuticos estendem-se posteriormente pelas terminações nervosas provocando a redução da substancia P, responsável pela transmissão dos impulsos dolorosos ao cérebro…

Ao bloquear a substância P, o cérebro não recebe a mensagem que determinada área do nosso corpo apresenta uma expressão dolorosa.

Não é por isso de estranhar que seja frequentemente usado para combater o desconforto causado por patologias como a artrite ou mesmo para debelar a comichão causada pela psoríase.

Mas cuidado, nunca aplique directamente o unguento sobre uma ferida aberta, ou a dor pode aumentar exponencialmente. Tenha também atenção com a sua utilização sobre as mucosas. Nestes casos poderá ter uma desagradável surpresa, ao perceber os seus efeitos irritantes. O truque é usar com moderação, uma vez que a sensibilidade a esta substância varia de pessoa para pessoa.

Call Now Button