Osteopatia Pediátrica - Clínica Médica do Porto

 Osteopatia nas cólicas e refluxo de bebés

A osteopatia observa o indivíduo como um todo, ou não se tratasse de uma terapia complementar holística. Assim, considera-se que um transtorno num sistema específico afecta todo a dinâmica e funcionamento do corpo humano.

Pensa-se que Osteopatia tenha tido origem em final do século XVIII pelas mãos de um médico americano, Dr. Andrew Tailor Still. Para este clínico, as doenças são o reflexo de alterações estruturais de um orgão, músculo ou outros tecidos. Um dos pressupostos fundamentais da osteopatia, é o facto de todos os sistemas humanos estarem interconectados e serem interdependentes, sendo que um desequilíbrio num deles afecta o funcionamento dos outros…

Os princípios da osteopatia podem ser enumerados da seguinte forma:

  • A unidade do corpo;
  • A estrutura rege a função;
  • O princípio da autocura;
  • A vida – movimento

O tratamento consiste na manipulação suave dos tecidos, por forma a restaurar a circulação, repor as estruturas e aliviar a dor.

Sabia por exemplo que para um osteopata, uma dor no ombro para a qual não existiu um traumatismo prévio pode ter origem num mau funcionamento hepático.

Voltando ao tema – de acordo com um especialista em osteopatia pediátrica, a utilização de forceps ou ventosa na altura do parto podem alterar o posicionamento dos ossos da calota craniana do recém nascido, justificando muitos dos problemas de saúde que se vem a manifestar posteriormente…

De acordo com esta teoria, existem na base do crânio da criança, acima da primeira vértebra cervical, estruturas responsáveis pela inervação do palato, das cordas vocais, da faringe, da base da língua, da função respiratória e de boa parte do aparelho digestivo, que poderão vir a sofrer alterações como consequência da utilização de tais instrumentos.

O tratamento para estes casos consiste na reposição, através de suaves manipulações, do equilíbrio cranioencefálico da criança.

Entre nós, esta técnica é já aplicada aos recém nascidos, no tratamento de condições como cólicas, refluxo gastro-exofágico, otites de repetição, dificuldades de deglutição, alterações do sono, entre outras.

Call Now Button