Consulta Anti-Aging

O Anti-aging é uma área abrangente que engloba tratamentos médicos e de estética clínica com o objectivo de retardar os processos de envelhecimento celular.

São diversas as conotações associadas ao processo de envelhecimento. Assistimos nas culturas ocidentais desenvolvidas, a uma procura crescente por tratamentos e soluções que visam repor funções e níveis energéticos associados a estágios etários mais jovens. É aqui que entra a medicina Anti-Aging, suportada num diagnóstico médico, e pela evidência científica, procurando prevenir, detectar antecipadamente sinais de envelhecimento, e retardar esse processo natural.

A medicina Anti-Aging (Anti-Envelhecimento) é a medicina da qualidade de vida, da optimização da saúde e da longevidade. É uma medicina que actua nas causas básicas do envelhecimento, ao invés de se focar nas suas consequências.

Para entender os princípios que norteiam esta especialidade médica, é fundamental perceber primeiro a base de funcionamento do corpo humano, que podemos comparar ao de uma máquina extremamente complexa e precisa.
Embora nem sempre pareça, o seu desempenho é próximo da perfeição. Ao nível da sua constituição micro-molecular, por exemplo, e em situação de equilíbrio orgânico, todos os elementos existem nas proporções exactas que garantem a actividade ideal e a interacção eficaz de todos os seus componentes.

Nestas circunstâncias, o envelhecimento, bem como a doença, ocorrem na presença de carências orgânicas e inorgânicas de múltiplas origens que resultam de desequilíbrios quer na qualidade ou na quantidade das matéria primas indispensáveis ao correcto desempenho do organismo.

É esta uma das áreas de intervenção da Medicina Anti-Aging. A reposição dos elementos perdidos com o envelhecimento permite restaurar do equilíbrio orgânico e fisiológico, minimizando desse modo a probabilidade de aparecimento de doença e promovendo a melhoria da qualidade de vida do indivíduo.

Sim, sabemos que não há promessas de vida eterna… A Medicina Anti-Aging não pára o tempo, mas pode contribuir de forma decisiva para atrasar o nosso relógio biológico, reduzindo substancialmente a velocidade com que envelhecemos e a probabilidade do aparecimento da doença.