Reabilitação Pós Covid
Fisioterapia na Recuperação da Funcionalidade pós COVID
Neste artigo e nos próximos parágrafos, explicamos-lhe de que forma a Fisioterapia pode ajudar na reabilitação de pacientes após infecção pelo vírus da COVID19.
Se preferir pode clicar no leitor abaixo para escutar a versão audio deste artigo:
Os dados da COVID19
Segundo a Organização Mundial da Saúde, e à data de redação do presente artigo, existem actualmente 526 milhões de pessoas infetadas e mais de 6 milhões mortes por COVID19. Reportando-nos somente a Portugal, os dados apontam para a existência de quase 5 milhões de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2, registando-se aproximadamente 23 mil mortes.
Os sintomas da infecção por COVID19 são conhecidos e estão relativamente bem documentados (ver abaixo). Por outro lado, e porque toda a circunstância pandémica é (ainda) muito recente, existem poucos estudos de longo prazo, admitindo-se alguma fragilidade quanto à evidencia cientifica, relativamente às implicações das sequelas e do seu impacto na qualidade de vida das pessoas previamente infetadas com COVID-19.

Sintomas Mais Comuns da COVID19
- Febre;
- Tosse;
- Cansaço;
- Perda de olfacto;
- Perda de paladar;
Sintomas Menos Frequentes da COVID19
- Garganta dorida;
- Dor de cabeça;
- Dor generalizada;
- Diarreia;
- Rash cutâneo ou descoloração das extremidades (dedos dos pés e mãos);
- Vermelhidão e irritação ocular;
Sintomas graves de infecção por COVID19
- Dificuldade respiratória e falta de ar;
- Confusão mental;
- Perda de discurso;
- Perda de mobilidade;
- Dor no peito;
A maioria dos pacientes recupera da sintomatologia mais comum de forma relativamente rápida. Ainda assim, algumas destas patologias podem manifestar-se semanas ou meses depois da infecção inicial. Nestas circunstâncias importa mencionar que os órgãos mais afectados são habitualmente os pulmões, o coração e o cérebro. Por isso é fundamental manter uma vigilância apertada e um contacto próximo com o seu médico – para que quaisquer eventuais sintomas possam ser detectados, monitorizados e eventualmente debelados na sua fase inicial.
Encontre abaixo alguns sinais e sintomas Pós COVID (de longo prazo) que podem persistir semanas e meses após a infecção por COVID19.

Sequelas da Infecção por COVID19: Sinais e Sintomas
- Fadiga;
- Cansaço extremo;
- Falta de ar;
- Dificuldade respiratória;
- Dor no peito (ou sensação de “aperto” no peito);
- Tosse;
- Dor articular;
- Perda de memória e de concentração;
- Dificuldades de sono (insónia);
- Palpitações cardíacas;
- Alterações no ritmo cardíaco;
- Perda de olfacto e /ou paladar;
- Depressão ou ansiedade;
- Febre;
- Tonturas (principalmente ao levantar);
- Tinnitus e zumbidos (Acufenos);
- Dor de ouvido;
- Agravamento da sintomatologia descrita acima particularmente após a realização de exercício físico.
Apesar da sintomatologia diversa associada aos efeitos de longo prazo da COVID19, as recomendações e orientações deixam antever os benefícios de uma intervenção precoce e multidisciplinar no âmbito dos processos de reabilitação dos pacientes.
Com vista a uma rápida recuperação da sintomatologia – nomeadamente sintomas tal como o condicionamento cardiovascular, pulmonar e músculo-esquelético, a fadiga, as perturbações emocionais, ou ainda as consequências neurológicas como o deficit cognitivo -, a Sociedade Britânica de Medicina de Reabilitação defende um início tão rápido quanto possível das estratégias de reabilitação, idealmente ainda durante a fase de internamento intensivo (aquando da sua ocorrência), e por via de acompanhamento posterior. Com esta estratégia pretende-se não só facilitar a integração do paciente em ambiente comunitário e o restabelecimento do estado de normalidade tão brevemente quanto possível.
Neste âmbito e de forma a promover o retorno às atividades da vida diária após a eventual alta hospitalar, recomenda-se a participação do utente em programas de intervenção multidisciplinar, direcionados para a capacidade funcional global do utente, de forma a promover a autonomia e reintegração sócio-familiar.
Enquanto parte integrante das equipas multidisciplinares, o Fisioterapeuta [Saber mais sobre as sessões de Fisioterapia da Clínica Médica do Porto] apresenta um papel relevante na avaliação e tomada de decisão sobre a possível intervenção em casos de COVID-19. Tal intervenção não se restringe apenas à reabilitação das sequelas respiratórias [Saber mais sobre a fisioterapia Respiratória Pós Covid], neste âmbito de primeira linha, mas alarga-se igualmente à aplicação e desenvolvimento de estratégias de promoção e conhecimento da capacidade e tolerância ao esforço, do retorno da atividade física e consequente recuperação da funcionalidade e da qualidade de vida do paciente.
Artigo redigido por Patrícia Silva, Fisioterapeuta, para a Clínica Médica do Porto.
Saber mais acerca da Consulta de Reabilitação Respiratória Pós Covid da Clínica Médica do Porto
Saber mais acerca das Sessões de Fisioterapia e Pilates Clínico da Clínica Médica do Porto
Como proteger-se
Conselho para a adopção de medidas de protecção contra a COVID19
(consultado em 6/6/2022)
Estatística
Actualização da Situação Epidemiológica COVID19 – Junho 2022
(Consultado a 6/6/2022)
Situação Epidemiológica em Portugal
(Consultado a 6/6/2022)
Sintomas COVI19
Actualização da Informação Relativamente à Sintomatologia da COVID19
(Consultado a 6/6/2022)
Para mais informação
Situação Patológica em pacientes com COVID-Longo ou Pós-COVID
(Center for Disease Control, consultado em 6/6/2022)
Efeitos de longo termo da infecção por Coronavirus
(National Health System – Sistema Nacional de Saúde Britânico, consultado em 6/6/2022)
Efeitos de longo prazo da infecção por Coronavirus
(Mayo Clinic, consultado em 6/6/2022))
Referências Bibliográficas
Phillips M, Prof LT-S, Dr DW, Walton K. Rehabilitation in the wake of Covid-19-A phoenix from the ashes British Society of Rehabilitation Medicine (BSRM). Br Soc Rehabil Med |. 2020;(1):293196.
Rivera-Lillo G, Torres-Castro R, Fregonezi G, Vilaró J, Puppo H. Challenge for Rehabilitation After Hospitalization for COVID-19. Arch Phys Med Rehabil. 2020;
Leandro G, Martins D, Vaz I, Rios J. The Physical Medicine and Rehabilitation Approach in COVID-19 Patients with Post-Intensive Care Syndrome in Portugal.
Seixas A. Posição da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas acerca da importância da Fisioterapia no processo de reabilitação das pessoas com COVID-19 durante o internamento hospitalar e contexto domiciliário. 2020
Photo by Andrea Piacquadio from Pexels Photo by Clique Images on Unsplash
Data de Publicação: 06/2022
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fazermos um esforço para lhe oferecer bons conteúdos sem a/ o maçar. Todas as nossas Newsletters possuem um modo de se remover da nossa lista. Acompanhe aos nossos evento, serviços e promoções.