Anemia - Clínica Médica do Porto

A somatização da anemia

Independentemente da forma, a anemia corresponde a uma patologia em que se verifica uma redução mais ou menos acentuada do número de glóbulos vermelhos e do nível de hemoglobina no sangue. Tal condição resulta numa deficiente oxigenação sanguínea e celular que sintomatologicamente se manifesta por uma falta de vitalidade generalizada – astenia, adinamia e prostração…

Numa abordagem holística e considerando a interligação sangue <=> vitalidade <=> auto-estima, esta patologia reflecte uma ausência de força interior para se ser o actor principal no palco da própria vida… Não é por isso de estranhar que aos sintomas físicos se juntem agora algumas manifestações de estados de alma. Falta de ânimo, falta de alegria, medo da vida e frustração, são alguns dos companheiros inseparáveis e correntes da patologia. Frustração consigo próprio e/ou com o clã, o seu e/ou de quem está mais próximo, bem como uma forte sensação de que “nada” funciona na nossa identidade, na nossa vida (…).

É por isso que de acordo com esta visão, uma anemia, independentemente da forma ou causa, é uma modalidade de anulação do “eu” e da identidade.

Trazer para o consciente estas afecções e trabalhá-las através de uma aproximação psicossomática pode ser por vezes a solução para a resolução eficaz deste problema.

Call Now Button