Questões Frequentes sobre Reflexologia Podal ou Reflexoterapia

A Clínica Médica do Porto oferece um vasto conjunto de Serviços Clínicos no âmbito da Medicina Convencional e Complementar. Nesta página, procuramos responder às suas dúvidas relativas à Reflexologia Podal ou Reflexoterapia.

Questões Frequentes Sobre Reflexologia Podal ou Reflexoterapia

O QUE É A REFLEXOTERAPIA PODAL?

A Reflexologia uma metodologia desenvolvida nos Estados Unidos da América pela Fisioterapeuta Eunice D. Ingham que se baseia no princípio da existência de zonas reflexas localizadas nos pés e nas mãos relacionados com todos os órgãos, glândulas e membros do corpo. De acordo com esta teoria, o estimulo destes pontos reflexos (através de técnicas específicas) irá promover determinada acção específica no corpo.

Clique para saber mais sobre a Consulta de Reflexologia Podal da Clínica Médica do Porto.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA REFLEXOLOGIA PODAL?

Existem poucos estudos acerca da matéria e na esmagadora maioria a evidência de efeito é reduzida. Ainda assim, alguns benefícios que são reconhecidos à Reflexologia, incluem:

  • Relaxamento do corpo e mente;
  • Redução do stress;
  • Melhoria da circulação sanguínea;
  • Melhoria da circulação linfática;
  • Melhoria do estado de humor:
  • Melhoria da qualidade de sono;

Clique para saber mais sobre a Consulta de Reflexologia da Clínica Médica do Porto.

COMO FUNCIONA A REFLEXOLOGIA PODAL?

Os reflexologistas defendem a existência de mapas do corpo e dos órgãos humanos representados em zonas do pé, mãos e/ ou orelha, zonas aonde aplicando algumas técnicas de pressão se conseguem obter respostas fisiológicas nas áreas reflexas correspondentes.

A este nível não é de excluir que os seus efeitos possam estar relacionados com a influência do toque terapêutico, o relaxamento que resulta da própria prática, o eventual efeito placebo, entre outros.

Clique para saber mais sobre a Consulta de Reflexologia Podal da Clínica Médica do Porto.

A REFLEXOLOGIA TRATA DOENÇAS?

Numa palavra, não. A reflexologia pode actuar como complemento das diversas formas de tratamento médico, idealmente sempre sob supervisão médica, podendo contribuir para aliviar alguma sintomatologia, mas não deve ser usada em monoterapia para tratar qualquer doença, crónica ou aguda.

Clique para saber mais sobre a Consulta de Reflexologia Podal da Clínica Médica do Porto.

A REFELXOLOGIA PODAL É SEGURA?

A reflexologia é considerada uma metodologia segura, podendo ser aplicada em qualquer idade. Não se conhecem contra-indicações e apenas algumas patologias requererem cuidados especiais e atenção na estimulação de alguns pontos específicos.

Deve informar o seu reflexologista se sofrer, particularmente, de problemas circulatórios, problemas de coagulação sanguínea, gota, epilepsia e /ou outros que entenda serem relevantes.

Clique para saber mais sobre a Consulta de Reflexologia Podal da Clínica Médica do Porto.

Clique no/s botão para saber mais acerca dos Serviços Clínicos relacionados:

estes são apenas alguns dos testemunhos dos nossos utentes