Ácido Hialurónico – Aplicações em Medicina Estética
O Ácido Hialurónico é uma substância natural que está presente no corpo humano, sendo encontrada em maior concentração na pele e tecido conjuntivo. É um tipo de polissacarídeo que pertence ao grupo dos glicosaminoglicanos (GAGs). A sua principal função é atrair e reter água, o que contribui para a hidratação e elasticidade da pele.
Com o envelhecimento, a quantidade de Ácido Hialurónico naturalmente presente na pele diminui, o que vai contribuir para o aparecimento de rugas, linhas finas e perda de volume. Por isso, a reposição através de tratamentos estéticos e produtos tópicos é uma prática comum para combater os sinais de envelhecimento.
Uma vantagem do Ácido Hialurónico é que este pode ser dissolvido com Hialuronidase, uma enzima permite ao organismo absorver o Ácido Hialurónico nos casos em que este é colocado em excesso ou em que o utente fica insatisfeito.
Os efeitos do tratamento com Ácido Hialurónico são temporários e podem durar de 6 a 12 meses, dependendo do tipo de pele, da quantidade de produto utilizado e do metabolismo do paciente. Como o Ácido Hialurónico é gradualmente reabsorvido pelo corpo, o tratamento pode ser repetido conforme necessário.
Se preferir pode clicar no leitor abaixo para escutar a versão audio deste artigo:
Vantagens da utilização do Ácido Hialurónico
- Resultados imediatos: os efeitos do Ácido Hialurónico são visíveis imediatamente após o procedimento, com o resultado a final aparecer em alguns dias, após a resolução do inchaço
- Procedimento minimamente invasivo: como não requer cirurgia, a Harmonização Facial com Ácido Hialurónico é menos invasiva, com um tempo de recuperação rápido
- Resultados ajustáveis: se o paciente não estiver satisfeito com os resultados, o Ácido Hialurónico pode ser dissolvido com Hialuronidase, revertendo o procedimento; ou se pretender mais volume pode-se colocar mais Ácido Hialurónico
Riscos da Utilização do Ácido Hialurónico
Embora o Ácido Hialurónico seja considerado seguro, existem alguns riscos associados ao seu uso:
- Reações alérgicas
- Inchaço e hematomas: é comum haver inchaço e hematomas temporários
- Nódulos, irregularidades ou granulomas: em alguns casos podem ser palpáveis ou visíveis
- Infeções
- Resultados indesejados ou assimetrias
- Necrose cutânea e obstrução vascular: em casos raros, se a injeção for feita num vaso sanguíneo ou bloquear um vaso próximo, pode ocorrer necrose (morte do tecido) devido à interrupção do fluxo sanguíneo. Isso pode levar a cicatrizes permanentes
- Reações tardias: Em casos menos comuns, podem ocorrer reações tardias, como inchaço, vermelhidão ou nódulos, semanas ou até meses após o procedimento
Como Reverter Os Efeitos Do Ácido Hialurónico?
O efeito do Ácido Hialurónico pode ser revertido de maneira relativamente simples, especialmente quando ele é usado em preenchimentos dérmicos. A substância utilizada para reverter os efeitos é chamada Hialuronidase.
Passos para reverter o efeito do Ácido Hialurónico:
- Consulta com um profissional qualificado
- Aplicação de Hialuronidase: enzima que degrada o Ácido Hialurónico
Tempo de ação: a Hialuronidase começa a agir rapidamentee e os resultados podem ser notados em questão de horas a alguns dias. Dependendo da quantidade de Ácido Hialurónico aplicado e da reação do corpo, pode ser necessário mais de uma sessão para atingir o resultado desejado.
Riscos e considerações: embora a Hialuronidase seja geralmente segura, existem alguns riscos, como reações alérgicas, inchaço temporário ou hematomas. Além disso, é importante que o profissional aplique a quantidade correta de Hialuronidase para evitar a degradação excessiva do Ácido Hialurónico, o que poderia levar a resultados indesejados, como perda de volume em áreas não intencionadas.
Se a reversão não for desejada ou se o efeito do Ácido Hialurónico for subtil, também é possível simplesmente esperar que o corpo naturalmente absorva o preenchimento. O Ácido Hialurónico é reabsorvido ao longo do tempo, geralmente em 6 a 18 meses, dependendo do tipo e quantidade aplicada, bem como da área tratada.
A decisão de reverter ou não o efeito do Ácido Hialurónico deve ser feita em conjunto com um profissional qualificado, que poderá avaliar a situação específica e orientar sobre a melhor abordagem.
Diogo Barreiro
Cirurgião Plástico (OM54595)
Photo by Daniel Xavier
Conhecer Outros Artigos de Estética Clínica
- Ácido Hialurónico – Aplicações em Medicina Estética
- Botox Labial – Em Que Consiste o Lip Flip?
- Toxina Botulínica – Usos Em Medicina Estética
- Efeito Preventivo Do Botox
- Tratamento da Gordura Localizada com Aqualyx® – Lipoescultura Não Cirúrgica
- Harmonização do Contorno Mandibular E Queixo Com Ácido Hialurónico
- Harmonizaçao Facial Com Ácido Hialurónico
- Lifting Nefertiti – O que é e para Quem é?
- Mesobotox – Botox e Mesoterapia
- Mesoterapia em Medicina Estética
- Microneedling – Tratar Estrias, Cicatrizes, Rugas e muito Mais
- Peeling Químico – Aplicações em Medicina Estética
- Plasma Rico em Plaquetas
- Preenchimento De Olheiras Com Ácido Hialurónico
- Preenchimento De Rugas E Sulcos Com Ácido Hialurónico
- Preenchimento Labial Com Ácido Hialurónico
- Plasma Rico em Plaquetas para Tratamento Capilar
- Mesoterapia Capilar – Tratamento da Queda de Cabelo
- Rinomodelação com Ácido Hialurónico