A Clínica Médica do Porto oferece um vasto conjunto de Serviços Clínicos no âmbito da Medicina Convencional e Complementar. Nesta página, procuramos responder às suas dúvidas relativas à Consulta de Fisioterapia Respiratória Infantil, Cinesioterapia ou Reabilitação Respiratória.

Questões Frequentes Sobre Fisioterapia Respiratória Infantil

QUAIS AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS MAIS COMUNS EM CRIANÇAS E RECÉM-NASCIDOS QUE RESPONDEM COM SUCESO AOS TRATAMENTOS DE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA?

As doenças respiratórias mais comuns em crianças e recém-nascidos que podem ser tratadas com fisioterapia respiratória pediátrica incluem bronquiolite, asma, síndrome de apneia do sono e displasia broncopulmonar.

A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA AJUDA A TRATAR A BRONQUIOLITE EM CRIANÇAS?

Sim. A cinesioterapia respiratória (fisioterapia respiratória) é eficaz no tratamento da bronquiolite em crianças. O sucesso do tratamento está suportado na realização de técnicas de drenagem postural, massagem torácica e exercícios respiratórios, que conjuntamente tem por objectivo ajudar a desobstruir as vias respiratórias e melhorar a função pulmonar.

A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA É EFICAZ NO TRATAMENTO DA ASMA EM CRIANÇAS?

Sim, a fisioterapia respiratória é eficaz no tratamento da asma em crianças. Ela pode ajudar a melhorar a função pulmonar e aliviar a falta de ar.

A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA É EFICAZ NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DE APNEIA DO SONO EM CRIANÇAS?

A fisioterapia respiratória pediátrica ajuda a tratar a síndrome de apneia do sono em crianças. Tal é conseguido recorrendo à realização de exercícios respiratórios e técnicas de drenagem postural para melhorar a função pulmonar.

A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA PEDIÁTRICA É INDICADA NO TRATAMENTO DA DISPLASIA BRONCOPULMONAR EM RECÉM-NASCIDOS?

Sim, a Fisioterapia Respiratória Pediátrica é indicada no tratamento da displasia broncopulmonar em recém-nascidos. Ela pode ajudar a melhorar a função pulmonar e aumentar a capacidade da criança para a realização das actividades diárias.

QUAIS TIPOS DE EXERCÍCIOS POSSO FAZER EM CASA COM MEU FILHO PARA AJUDAR A MELHORAR SUA RESPIRAÇÃO?

Há vários exercícios que podem ser realizados em conjunto com o seu filho para ajudar a melhorar a sua função respiratória. Estes incluem exercícios de respiração profunda, tal como a respiração diafragmática, exercícios de drenagem postural e fisioterapia torácica.

COMO POSSO SABER SE OS SINTOMAS RESPIRATÓRIOS DO MEU FILHO SÃO DEVIDOS A UMA INFECÇÃO RESPIRATÓRIA OU OUTRA CONDIÇÃO?

Sintomas respiratórios como tosse, dificuldade para respirar, chiadeira no peito, entre outros podem ser causados por uma infeção respiratória ou por outras condições. É muito importante consultar um médico para avaliar a causa exata e prescrever o tratamento adequado.

QUAL O TRATAMENTO RECOMENDADO EM PATOLOGIA RESPIRATÓRIA EM CRIANÇAS TAIS COMO ASMA, BRONQUIOLITE, PNEUMONIA, APNEIA DO SONO, ETC.?

O tratamento para condições respiratórias pediátricas pode incluir medicamentos, fisioterapia respiratória, terapia ocupacional e outros tratamentos específicos da condição. Consulte sempre o seu médico especialista para um adequado diagnóstico da condição clínica.

HÁ ALGO QUE EU POSSA FAZER EM CASA PARA AJUDAR MEU FILHO A RESPIRAR MELHOR?

Algumas medidas que podem ajudar a gerir a condição respiratória da criança incluem manter o ambiente limpo, evitar exposição a irritantes respiratórios (lixívias e outros produtos químicos, p. exemplo), e seguir as instruções do médico quanto ao uso de medicamentos e exercícios respiratórios.

O MEU FILHO FOI DIAGNOSTICADO COM BRONQUIOLITE. COMO POSSO AJUDAR A MELHORAR A SUA CONDIÇÃO?

Consulte sempre o seu médico especialista para um adequado diagnóstico da condição clínica. Se o seu filho apresenta dificuldade para respirar, pode ser necessário fornecer oxigénio. Fale com o seu pediatra. Ele poderá prescrever medicamentos para tratar os sintomas, aliviando a constrição das vias respiratórias e reduzindo a inflamação. Um fisioterapeuta respiratório poderá realizar técnicas de drenagem postural e massagem torácica para ajudar a desobstruir as vias respiratórias e melhorar a função pulmonar do seu bebé. Mantenha o seu filho bem hidratado num ambiente limpo e sem fumo. Mas Atenção: Se o seu filho apresentar dificuldade respiratória ou outros sintomas graves, pode ser necessário ser hospitalizado. Não descure a observação médica.

Clique no/s botão para saber mais acerca dos Serviços Clínicos relacionados:

estes são apenas alguns dos testemunhos dos nossos utentes