Acupuntura e Medicina Chinesa no Tratamento de Patologias Crónicas
Acupuntura e Medicina Chinesa no Tratamento de Patologias Crónicas
Nas últimas décadas, temos assistido a um aumento significativo na procura por abordagens complementares para o tratamento de condições crónicas.
A este respeito, a Medicina Chinesa tem-se destacado muitas vezes como uma opção eficaz e cada vez mais popular.
Num mundo onde o stress, a ansiedade e as exigências do quotidiano podem desencadear e /ou contribuir para agravar algumas condições crónicas, a abordagem da Medicina Chinesa oferece uma perspetiva diferenciada.
Ao invés da abordagem onde o foco se centra no tratamento dos sintomas isolados, a Medicina Chinesa analisa a doença e o corpo humano como um sistema integrado, onde o estado de saúde se caracteriza pelo equilíbrio energético do organismo como uma única unidade indivisível.
Ao longo deste artigo, examinaremos os benefícios específicos da acupunctura e de outras terapias da Medicina Chinesa no tratamento de algumas das condições crónicas mais comuns, tais como a diabetes, hipertensão, as doenças cardíacas, asma, artrite, a doença inflamatória intestinal, a fibromialgia, e a enxaqueca. Sempre com suporte na investigação clínica, iremos procurar destacar o modo como estas terapias podem complementar a abordagem convencional, melhorar os resultados do tratamento e promover o bem-estar geral do indivíduo em direção a uma vida mais saudável e equilibrada.
Se preferir pode clicar no leitor abaixo para escutar a versão audio deste artigo:
Doenças crónicas: Definição e conceitos
O termo patologias (ou condições) crónicas refere-se a uma ampla variedade de doenças de longa duração, que geralmente progridem lentamente e podem persistir ao longo da vida. Estas condições podem incluir uma variedade de problemas de saúde, desde doenças cardiovasculares até condições autoimunes, e muitas vezes requerem cuidados contínuos e uma gestão cuidada e adaptativa ao longo do tempo.
Características das Doenças Crónicas
Duração prolongada
Condições crónicas geralmente persistem por um longo período de tempo, muitas vezes ao longo da vida da pessoa afetada.
Progressão lenta
Estas condições tendem a progredir gradualmente ao longo do tempo, com sintomas que se podem manifestar de forma mais leve no início tornando-se (nem sempre, mas habitualmente) mais graves com o tempo.
Necessidade de cuidados contínuos
Ao contrário das doenças agudas que podem ser tratadas rapidamente num curto espaço de tempo, as condições crónicas geralmente requerem cuidados contínuos e gestão a longo prazo.
Alguns exemplos de condições crónicas:
- Diabetes Mellitus
- Hipertensão Arterial
- Doença Cardíaca Coronária
- Asma
- Artrite
- Doença Inflamatória Intestinal
- Fibromialgia
- Enxaqueca
- Depressão
- Ansiedade
Este tipo de condições afetam milhões de pessoas em todo o mundo, apresentando um impacto significativo na qualidade de vida e no bem-estar dos pacientes. Por esse motivo, é muito importante reconhecer (e conhecer a fundo) a complexidade e a natureza multifacetada da condição, para que o efeito sinérgico da integração terapêutica resulte o mais eficaz possível.
Abordagem holística da Acupuntura e da Medicina Chinesa
A Medicina Chinesa, propõe uma abordagem holística da saúde, suportando-se na ideia de que o corpo humano é um sistema complexo onde mente e corpo e emoção representam uma única unidade interligada. Nesse sentido e para esta corrente médica, um desequilíbrio num destes sistemas é um desequilíbrio que afecta todos os sistemas, não podendo por isso tratar-se um – dos sistemas ou os seus eventuais sintomas – de forma isolada dos restantes.
Um dos pilares desta medicina é o conceito de Qi (pronuncia-se “chi”), que representa a energia vital do organismo.
De acordo com a Medicina Chinesa, o desequilíbrio ou bloqueio do fluxo de Qi pode levar ao desenvolvimento de doenças e portanto, o objetivo do tratamento é desbloquear e regular este fluxo energético, restaurando a saúde e o equilíbrio do corpo. Para alcançar esse objetivo, a Medicina Chinesa utiliza uma variedade de técnicas que exploraremos a seguir.
Valências da Medicina Chinesa
Acupunctura
É uma técnica milenar que envolve a inserção de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo, conhecidos como pontos de acupunctura, para estimular ou desbloquear o fluxo de Qi.
Fitoterapia
O uso de plantas medicinais e ervas é direccionado para o tratamento de uma variedade de condições de saúde, e estas são muitas vezes combinadas em fórmulas personalizadas para responder às necessidades específicas de cada paciente.
Massagem terapêutica (Tuina)
Esta é uma forma de massagem terapêutica que utiliza técnicas de manipulação e pressão, na superfície da pele e em zonas específicas (meridianos), com o objetivo de desbloquear o fluxo energético e concomitantemente aliviar a dor e o desconforto.
Qi Gong e Tai Chi
Esta são práticas de movimento e respiração mindfulness que visam fortalecer o corpo e equilibrar a mente.
Em contexto de consulta, estas terapias podem ser usadas em simultâneo e eventualmente combinadas num plano de tratamento personalizado para cada paciente e respectiva condição.
Ao adotar uma abordagem integral, a Medicina Chinesa reconhece a complexidade e interconexão entre os diferentes aspetos da saúde humana, oferecendo assim uma perspetiva abrangente para o tratamento das condições crónicas.
Leitura Recomendada
Conheça mais Dicas para Dormir Melhor
Saber mais acerca da Resposta da Medicina Chinesa aos Problemas de Sono
Saber mais acerca da Qualidade de Sono e O que Podemos Fazer para a Melhorar
Conhecer alguns Métodos Naturais para Tratar a Insónia sem Recorrer a Medicamentos
Acupuntura e Medicina Chinesa no tratamento de condições crónicas: Características e Benefícios
A acupunctura e outras terapias da Medicina Chinesa têm sido amplamente estudadas pela comunidade científica, demonstrando oferecer uma variedade de benefícios no tratamento de diversas doenças crónicas.
Diabetes
A acupunctura pode ajudar a regular os níveis de glicose no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina, auxiliando no controlo da diabetes e ajudando a prevenir complicações associadas, tais como neuropatia e retinopatia.
Doenças cardíacas
A Medicina Chinesa tem um histórico muito positivo no apoio à redução do stress e ansiedade. Ao normalizar este tipo de condições e regular os batimentos cardíacos, ajuda a promover a saúde cardiovascular, contribuindo para a gestão da doença cardíaca, melhorando desse modo a qualidade de vida dos pacientes.
Hipertensão arterial
A acupunctura tem sido associada à redução da pressão arterial e ao equilíbrio do sistema nervoso autónomo, ajudando no controlo da hipertensão e na prevenção de complicações.
Asma
Ao aliviar a inflamação das vias respiratórias e fortalecer o sistema imunológico, a Medicina Chinesa poderá contribuir para a redução da frequência e gravidade das crises de asma, proporcionando alívio aos pacientes asmáticos.
Artrite
A acupunctura e a fitoterapia têm demonstrado eficácia na redução da dor e inflamação das articulações, melhorando a mobilidade e a qualidade de vida em pacientes com artrite crónica.
Doença inflamatória intestinal
Os efeitos da Medicina Chinesa a este nível passam (também) pela utilização da fitoterapia para ajudar a reduzir a inflamação intestinal, regular o sistema digestivo e fortalecer o sistema imunológico, auxiliando no controlo dos sintomas da DII e na prevenção de recorrências.
Fibromialgia
A acupunctura pode aliviar a dor muscular e articular, melhorar o sono e reduzir a fadiga em pacientes com fibromialgia.
Enxaqueca
A acupunctura tem sido associada à redução da frequência e intensidade das crises de enxaqueca, bem como ao alívio de sintomas associados, como náuseas e sensibilidade à luz, melhorando assim a qualidade de vida dos pacientes que sofrem com esta maleita.
Vários estudos têm apoiado consistentemente a eficácia da Acupunctura e da Medicina Chinesa no tratamento de uma variedade de condições crónicas, oferecendo assim uma alternativa valiosa e complementar ao tratamento convencional (ver secção final com as Referências Bibiográficas). Esses benefícios podem ajudar os pacientes a alcançar um melhor controlo das suas condições de saúde e a desfrutar de uma vida mais saudável e equilibrada.
Considerações finais
Ao analisarmos os benefícios da Acupunctura e da Medicina Chinesa no tratamento de condições crónicas, torna-se claro que estas terapias oferecem uma abordagem valiosa e complementar para gerir este tipo de condições de saúde complexas.
Não é por isso de estranhar a progressiva integração da Medicina Chinesa nos sistemas de saúde convencionais em muitos países, refletindo o reconhecimento crescente da importância de uma abordagem multidisciplinar e personalizada por exemplo no tratamento deste tipo de doenças crónicas. É porém importante reconhecer que a Medicina Chinesa não pretende substituir o tratamento convencional, mas sim complementá-lo. Por isso mesmo, o efeito ideal poderá ser conseguido quando os benefícios da medicina convencional e não convencional são combinados para o melhor efeito terapêutico. Em caso de dúvida, deverá sempre discutir o seu caso com o seu médico assistente.
Ao adoptar uma abordagem holística, que considera não apenas os sintomas físicos, mas também os aspetos emocionais e mentais da saúde, a Medicina Chinesa oferece aos pacientes uma perspetiva integrada e abrangente, que combinada com a abordagem clássica, convencional, resultará em ganhos de eficácia para a saúde e bem-estar do indivíduo.
Artigo redigido para a Clínica Médica do Porto por Tatiana Sousa, Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa (TNC 0501163).
Referências Bibliográficas
Doenças Crónicas – O que são (EN)
Acupuncture for type 2 diabetes mellitus: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials
Acupuncture for Essential Hypertension: A Meta-Analysis of Randomized Sham-Controlled Clinical Trials
Efficacy and safety of acupuncture combined with Chinese herbal medicine in the treatment of angina pectoris of coronary heart disease (CHD)
Traditional Chinese Medicine for Cardiovascular Disease: Evidence and Potential Mechanism
Acupuncture treatment in asthma
Acupuncture for Asthma: Its Potential Significance in Clinical Practice
Clinical Efficacy of Acupuncture on Rheumatoid Arthritis and Associated Mechanisms: A Systemic Review
Clinical Efficacy of Acupuncture for the Treatment of Rheumatoid Arthritis: Meta-Analysis of Randomized Clinical Trials
A recent update on the use of Chinese medicine in the treatment of inflammatory bowel disease
Inflammatory bowel disease: an overview of Chinese herbal medicine formula-based treatment
Acupuncture therapy for fibromyalgia: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials
Comparing Verum and Sham Acupuncture in Fibromyalgia Syndrome: A Systematic Review and Meta-Analysis
Acupuncture for Migraine Prevention
Effectiveness and Safety of Acupuncture for Migraine: An Overview of Systematic Reviews
A Systematic Review and Meta-analysis of the Therapeutic Effect of Acupuncture on Migraine
Photo 1 by freepik, Photo 2 by freepik Photo 3 by freepik Photo by Alma Thai
Data de Publicação: 07/2024
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fazermos um esforço para lhe oferecer bons conteúdos sem a/ o maçar. Todas as nossas Newsletters possuem um modo de se remover da nossa lista. Acompanhe aos nossos evento, serviços e promoções.