Porque o mais importante é o bem-estar do teu bebé.

Na Consulta de Osteopatia Pediátrica da Clínica Médica do Porto a saúde do seu bebé fica em boas mãos! Mãos de especialistas, pais como tu, experientes e cuidadosos.

Consulta de Osteopatia de Bebés e Crianças da Clínica Médica do Porto

Abordagem Suave e Sem Dor

As técnicas osteopáticas pediátricas não são dolorosas. São adaptadas à condição e a idade da criança

Intervenção Não Invasiva

As sessões de osteopatia pediátrica são realizadas tendo por base a condição de saúde a tratar, e sempre ajustadas à disposição e bem estar do bebé

Efectividade Terapêutica

A experiência acumulada permite individualizar um conjunto amplo de patologias comuns dos bebés (#verlink), e do recém nascido com elevada taxa de sucesso terapêutico com o menor grau de invasibilidade

Benefícios da Osteopatia Pediátrica

A Osteopatia Pediátrica não substitui a abordagem médica convencional, mas complementa-a de forma bastante efectiva. O seu foco centra-se no tratamento de patologias comuns do recém nascido, mas também na detecção e prevenção de eventuais problemas de desenvolvimento.

  • Prevenção e Correção de Alterações Estruturais

  • Detecção Precoce de alterações Osteoarticulare

  • Acompanhamento Individualizado de Desafios do Desenvolvimento

  • Diminuição do Estado de Choro

  • Melhoria do Padrão de Sono

Quando Procurar um Especialista em Osteopatia Pediátrica

  • O bebé chora excessivamente sem causa aparente;

  • O bebé parece preferir predominantemente um posicionamento da cabeça (está preferencialmente virado para um dos lados) – indício de torcicolo muscular congénito;

  • O bebé apresenta uma aparente deformação craniana, vulgarmente chamada de cabeça plana ou plagiocefalia;

  • O bebé apresenta dificuldades de locomoção, ou movimentação;

  • O bebé apresenta dificuldade para equilibrar a cabeça ou o tronco na posição sentado;

  • O bebé apresenta câimbras recorrentes;

  • O bebé sofre com cólicas;

  • O bebé apresenta dificuldade para adormecer ou dorme mal;

  • O bebé apresenta dificuldades de sucção, mastigação ou deglutição, nomeadamente desafios relacionados com o aleitamento;

  • O bebé apresenta manifestações intestinais gases, diarreia, obstipação;

  • O bebé apresenta problemas de refluxo;

  • O bebé faz muitas otites de repetição;

  • O bebé chora mas não liberta lágrimas (obstrução do ducto lacrimal);

Se pretender ajuda para perceber de que forma podemos ajudar no caso particular do seu bebé ou recém nascido, deixe-nos o seu contacto neste formulário.

    Patologias Frequentes do Bebé

    • Plagiocefalia (cabeça plana)

    • Torcicolo Congénito

    • Refluxo Gastro-exofágico

    • Cólicas

    • Obstipação

    • Dificuldades de Sucção (Amamentação) e Deglutição

    • Dificuldades de Sono

    • Choro sem causa aparente

    Se o seu bebé precisa de apoio, saiba que teremos todo o gosto em ajudar. Pode ligar-nos para o +351 93 321 30 60 ou alternativamente deixar-nos os seus dados e um dos nossos assistentes irá entrar em contacto para agendar a consulta do seu bebé.

      Prefiro que me contactem




      Questões Frequentes Acerca da Consulta de Osteopatia Infantil

      Posso recorrer à Osteopatia Pediátrica logo que o bebé nasce?

      Numa palavra: Deve! É frequentemente nos recém nascidos que se conseguem os melhores resultados no mais curto espaço de tempo. Tal acontece porque neste momento da vida do bebé, a maioria das estruturas rígidas estão ainda em formação e algumas das alterações não fisiológicas são passíveis de serem corrigidas com eficácia – é assim por exemplo com a plagiocefalia, ou mesmo com eventuais dificuldades de locomoção, torcicolos ou alterações da deglutição.

      A Osteopatia Pediátrica é segura para o meu bebé?

      O tratamento osteopático, quando realizado por profissionais habilitados e qualificados, é seguro. As técnicas utilizadas não são invasivas e respeitam a anatomia e fisiologia do bebé. No caso da Clínica Médica do Porto acresce a experiência clínica do terapeuta Tiago Monteiro, quer como Fisioterapeuta, mas também enquanto Osteopata.

      Quanto tempo demora o tratamento de Osteopatia Pediátrica

      Há duas respostas para essa questão. O tratamento dura em média 45 minutos, sendo que idealmente o tempo de sessão vai sendo ajustado à condição do bebé e ao seu “estado anímico”. Há condições que exigem um ritmo mais lento para não aumentar o stress do recém nascido, e outras em que o osteopata pode aproveitar “todos os minutinhos” reservados para a sessão.
      Por outro lado se a questão se prende com o “tempo de tratamento”, isto é, com uma pergunta recorrente dos papás que se prende com o número de sessões necessárias para resolver uma determinada patologia, nesse caso não há uma resposta específica. Os nossos terapeutas fazem o possível para minorar o sofrimento do bebé, promovendo a sua recuperação no mais curto espaço de tempo, mas cada processo de reabilitação tem o seu curso, e mais importante do que isso, cada bebé é diferente.
      A este respeito, e como forma de encurtar o tempo de recuperação, é normal o envolvimento dos papás neste processo. Na consulta de Osteopatia da Clínica Médica do Porto é vulgar o terapeuta passar um conjunto amplo de informação aos pais, de forma a que o trabalho com o bebé possa continuar para além das quatro paredes do consultório. Deste modo consegue-se reduzir o tempo de recuperação, e ao mesmo tempo sensibilizar os pais para os protocolos de actuação em quaisquer das circunstâncias terapêuticas do seu filhote.

      Qual o Contributo do Parto para este tipo de Patologias

      Uma percentagem significativa dos desafios dos bebés que recorrem à consulta de Osteopatia da Clínica Médica do Porto derivam de circunstâncias que decorrem quer do momento de parto, ou mesmo do período de gravidez. Não quer isto dizer que tais circunstâncias são da responsabilidade da mãe, mas acontecem porque a que a gestação é um período complexo quer para a mãe, quer também para o bebé. A este nível, por exemplo, o posicionamento incorrecto da criança no útero pode ser origem de muitos desafios que apenas se manifestam após o seu nascimento.

      Posso recorrer à Osteopatia Pediátrica logo que o bebé nasce?

      Numa palavra: Deve! É frequentemente nos recém nascidos que se conseguem os melhores resultados no mais curto espaço de tempo. Tal acontece porque neste momento da vida do bebé, a maioria das estruturas rígidas estão ainda em formação e algumas das alterações não fisiológicas são passíveis de serem corrigidas com eficácia – é assim por exemplo com a plagiocefalia, ou mesmo com eventuais dificuldades de locomoção, torcicolos ou alterações da deglutição.

      Escute as opiniões de quem nos confia a sua saúde 👇

      Características da Consulta de Osteopatia Pediátrica da Clínica Médica do Porto

      Experiência Clínica

      O terapeuta Tiago é um profissional qualificado com mais de 15 anos de prática clínica

      Integração Terapêutica

      A Clínica Médica do Porto tem um modelo de intervenção multidisciplinar, onde uma equipa de profissionais de diversas áreas, médicos e terapeutas trabalham em conjunto em prol do bem-estar dos pacientes

      Abordagem 360º

      Este é o princípio base das terapias não convencionais como a Osteopatia, onde o foco do tratamento é a causa raíz do problema, ao invés do seu sintoma ou da sua manifestação

      Vídeos com Explicações e Tratamentos de Osteopatia em Crianças

      Consulte algumas das explicações do terapeuta Tiago (TNC 0100803 / OF 6719) acerca de patologias comuns das crianças e do recém nascido.
      A Clínica Médica do Porto trabalha tb com mais Osteopatas Pediátricos.

      Se pretender que o/ a ajude a perceber de que forma posso ajudar no seu caso particular, deixe-nos o seu contacto neste formulário. Estou certo de que juntos encontraremos as soluções mais adequadas. Deixo-lhe a promessa de resposta no prazo máximo de 48h.

        Porquê a Clínica Médica do Porto

        Porque na Clínica Médica do Porto estamos focados no seu bem estar dos nossos pacientes e na satisfação das suas expectativas. Aqui, um conjunto de Médicos e Terapeutas trabalha em conjunto para que possa beneficiar do melhor serviço clínico