Benefícios do Alcaçuz - Clínica Médica do Porto

Os benefícios do versátil Alcaçuz

O Alcaçuz é uma erva extremamente versátil na abordagem terapêutica a uma diversidade de problemas de saúde.

Alexandre o Grande era um seu acérrimo defensor, de tal forma que por sua indicação, todos os soldados em véspera de entrar em combate, mascavam raíz de Alcaçuz, para elevar os seus níveis energéticos e assim, a sua performance.

Como principais indicações, podemos referir o facto de ser um eficaz anti-inflamatório, tónico e expectorante.

Estas três pequenas indicações, desmultiplicam-se porem numa variedade de efeitos, dependendo da zona e orgãos afectados… por exemplo:

  • Gastrite
    O alcaçuz apresenta uma acção calmante sobre todo o aparelho gastro-digestivo, nomeadamente sobre possíveis focos inflamatórios, como os que ocorrem em caso de gastrite ou em úlcera péptica moderada.
  • Artrite e Reumatismo
    Mais uma vez, em virtude da sua acção anti-inflamatória, o alcaçuz pode ajudar a eliminar a rigidez articular e muscular que advém de condições como artrite reumatóide, ou mais simplesmente, reumatismo.
    Aftas garganta inflamada, bronquite e tosse
  • Aftas garganta inflamada, bronquite e tosse
    As suas propriedades emolientes ajudam a eliminar e aliviar os sintomas da tosse e garganta irritada. Quando preparada como tisana, dá origem a uma bebida de sabor agradável, que pode ser utilizada para combater aftas, ou mesmo laringites
  • Tónico
    É uma planta especialmente útil para combater o cansaço e a fadiga crónica muito por causa do seu efeito sobre as glândulas supra-renais.
  • Mas atenção! Não abuse… quando usado sem moderação e ininterruptamente, o Alcaçuz poderá contribuir para o aumento da sua pressão arterial. Por esse motivo, se está a tomar algum suplemento deste fitofarmaco, não se esqueça de avaliar com regularidade este parâmetro.
Call Now Button