Yin e Yang - Clínica Médica do Porto

Yin Yang Simbologia e Medicina Tradicional Chinesa

Na cultura oriental, e em particular no âmbito da Medicina Tradicional Chinesa, fala-se muito nos conceitos de Yin e Yang, mas afinal o que são e o que representam!

Antes de mais, estes termos são relativos e comparam diferenças entre uma mesma noção – por exemplo, dizemos que o lado mais soalheiro de uma encosta será Yang e o seu lado mais sombrio Yin. Do mesmo modo, algo que está mais exterior será Yang, e mais no interior Yin. Mais quente, mais Yang, mais frio, mais Yin.

Outra relação de sobeja importância para a MTC é a noção de estrutura e função. Sabemos, à luz da Medicina, que as estruturas do nosso organismo são responsáveis pelas mais diversas funções. Assim, por exemplo, as células do pâncreas são responsáveis pela produção de insulina, que por sua vez promove a reabsorção de açúcar do sangue para as células, reduzindo o seu conteúdo nesse fluido. À luz da noção de Yin e Yang, caso exista uma deficiência ou lesão do Yin pancreático, temos uma redução de Yang e consequentemente patologia…

Também ao observar atentamente o símbolo Yin e Yang, podemos verificar que em cada, chamemos-lhe metade do símbolo, encontramos um círculo interno que parece pertencer ao lado oposto (observando a sua cor)… Para tentar entender o significado do símbolo , podemos recorrer a um exemplo da fisiologia – quando qualquer parte do seu corpo é exposta ao contacto com gelo (chamemos ao gelo um agente Yin), o que acontece inicialmente é que este irá arrefecer, até o ponto em que os tecidos começam a “queimar”…

-Mas o gelo, frio, agente Yin, queima, provocando uma reacção Yang?
-Sim… lembre-se que não existe Yin sem Yang (como no símbolo)…

Outro exemplo do nosso dia-a-dia:

Recordemos o que acontece quando somos expostos ao frio… Inicialmente começamos por manifestar alguns sintomas de resfriado, ou mesmo constipação, até que em situações limite, podemos mesmo desenvolver febre…

Ora a febre (Yang), não é mais do que um aumento da temperatura corporal, uma reacção de defesa do organismo contra um agente externo Yin (frio).

Uma vez mais, o Yin deu origem ao Yang! Agora, quando lhe perguntarem, já sabe qual a diferença!

Call Now Button