Yin e Yang - Clínica Médica do Porto

Yin Yang Simbologia e Medicina Tradicional Chinesa

O conceito de Yin e Yang é dos mais relevantes na cultura oriental, e em particular no âmbito da Medicina Tradicional Chinesa,  mas afinal o que significam e o que representam!

Yin e Yang não vivem um sem o outro – são termos são relativos e comparam diferenças entre uma mesma noção – por exemplo, dizemos que o lado mais soalheiro de uma encosta será Yang e o seu lado mais sombrio Yin.

Do mesmo modo, algo que está mais exterior será Yang, e mais no interior Yin. Mais quente, mais Yang, mais frio, mais Yin.

Uma relação de sobeja importância para a Medicina e neste âmbito específico a Medicina Chinesa são as noções de estrutura e função.

Sabemos, à luz da Medicina, que as estruturas do nosso organismo são responsáveis por diversas funções. Assim e por exemplo, as células do pâncreas são responsáveis pela produção de insulina, que por sua vez promove a reabsorção de açúcar do sangue para as células, reduzindo o seu conteúdo nesse fluido. À luz da noção de Yin e Yang, caso exista uma deficiência ou lesão do Yin pancreático (da Estrutura), temos uma redução de Yang (Função) e consequentemente patologia…

Também ao observar a simbologia usada para descrever estes conceitos Yin e Yang, podemos verificar que em cada, chamemos-lhe metade do símbolo, encontramos um círculo interno que parece pertencer ao lado oposto (um círculo negro dentro do branco e um círculo branco dentro do negro)… Para tentar entender o significado do símbolo , podemos recorrer a um exemplo da fisiologia – quando qualquer parte do seu corpo é exposta ao contacto com gelo (chamemos ao gelo um agente Yin – por oposição o calor será Yang), o que acontece inicialmente é que este irá arrefecer, até o ponto em que os tecidos começam a “queimar” (recorde que queimar é um elemento yang)…

Mas o gelo, frio, agente Yin, queima, provocando uma reacção Yang?
Sim… lembre-se que não existe Yin sem Yang (como no símbolo)…

Outro exemplo mais prático ainda: Recordemos o que acontece quando somos expostos ao frio… Inicialmente começamos por manifestar alguns sintomas de resfriado, ou mesmo constipação, até que em situações limite, podemos mesmo desenvolver febre…

Ora a febre (Yang), não é mais do que um aumento da temperatura corporal, uma reacção de defesa do organismo contra um agente externo Yin (frio). Uma vez mais, o Yin deu origem ao Yang!

Agora, quando lhe perguntarem, já sabe qual a diferença!

A Clínica Médica do Porto recomenda:

Em qualquer circunstâncias ou em caso de dúvida deverá sempre consultar o seu clínico assistente, ele melhor do que ninguém saberá aconselhá-lo/a da melhor forma.

Clique para conhecer as soluções que a Clínica Médica do Porto, coloca ao seu dispor.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Fazermos um esforço para lhe oferecer bons conteúdos sem a/ o maçar. Acompanhe também os nossos evento, serviços e promoções. Todas as nossas Newsletters possuem um modo de se remover da nossa lista. 


* indica obrigatório

Call Now Button