mente-medicina-tradicional-chinesa-clinica-medica-do-porto

Medicina Tradicional Chinesa e Memória

Funções Mentais e Memória na Medicina Chinesa

A deterioração das funções mentais e em particular a perda de memória são uma inevitabilidade do processo de envelhecimento.

Dentro destas e embora existam outras possibilidades, uma grande parte das patologias que envolvem degeneração do tecido nervoso são habitualmente categorizados como demências.

Factores que Contribuem para a Deterioração da Memória e Função Cognitiva

  • Património genético (hereditariedade);
  • Nutrição;
  • Toxinas ambientais lesivas para o tecido nervoso.

De acordo com a Cultura Chinesa, a mente engloba a consciência, emoções e o pensamento, e assume a designação de Shen. O Shen é um conceito ao qual se atribui a responsabilidade por funções ou construtos tais como o raciocínio, a criatividade, a sabedoria e a memória. O seu desequilíbrio contribui para o desenvolvimento de patologias que se manifestam como falhas de memória, cansaço intelectual, esgotamento, ataques de ansiedade ou mesmo insónia.

Prevenir a Deterioração da Memória e das Funções Cognitivas

A Medicina Chinesa propõe aos seus utilizadores uma série de alternativas para recuperar a função cognitiva. Desde exercícios de qiGong e taiqi, ajustamento nutricional, e aplicação de técnicas de acupuntura e fitoterapia, elementos que podem e devem ser conjugados para benefício do paciente.

Diversos estudos científicos tem demonstrado a eficácia da Medicina Tradicional Chinesa no tratamento desta e de outras patologias do foro mental. A este respeito, o estudo [estudo comparativo do cérebro antes e depois de acupuntura] que compara por via de imagens funcionais, alterações no cérebro de pacientes com diagnóstico de demência vascular antes e depois de serem sujeitos a acupunctura direccionada. Na fase pós acupunctura, estes pacientes apresentavam um aumento significativo no metabolismo da glucose cerebral, facto neurológico que suporta a tese de que a acupuntura poderá contribuir para uma melhoria da função cognitiva (consultar também esta meta-análise [2]).

Estratégias Complementares

Óleos e ácidos essenciais como os ómega 3 ou ácido fólico, e nutrientes como os flavonóides são essenciais para melhorar a capacidade cognitiva. Se o seu objectivo é melhorar a sua memória, ou diminuir o cansaço intelectual, aumente a ingestão de alimentos como o mirtilo, peixe (rico em ómega3), verduras, sementes e frutos secos.

Mas não esqueça que dos factores mais importantes no controlo da doença de Alzheimer e de outras demências não depende directamente da Medicina, seja esta Convencional ou Complementar, mas sim do próprio paciente! Manter uma actividade física e mental regular é fundamental para o equilíbrio funcional do indivíduo. Seja passear, nadar, fazer meditação ou simplesmente socializar.

A este propósito, partilhamos a estratégia de uma paciente de respeitosa idade:

Em minha casa não há uma semana igual à outra! Todas as semanas troco de lugar o conteúdo de várias gavetas e armários! Ao andar constantemente a tentar lembrar-me aonde deixei na semana anterior os talheres ou as meias, obrigo o cérebro a funcionar, e como qualquer músculo, quanto mais se treina, mais apuradas as suas capacidades!

Data de Publicação /Actualização: 02/2017

A Clínica Médica do Porto recomenda:

Em qualquer circunstâncias ou em caso de dúvida deverá sempre consultar o seu clínico assistente, ele melhor do que ninguém saberá aconselhá-lo/a da melhor forma…

Clique para conhecer as soluções que a Clínica Médica do Porto, coloca ao seu dispor.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Fazermos um esforço para lhe oferecer bons conteúdos sem a/ o maçar. Acompanhe também os nossos evento, serviços e promoções. Todas as nossas Newsletters possuem um modo de se remover da nossa lista. 


* indica obrigatório

Call Now Button