Reflexologia Podal: dos Pés para os Orgãos
Reflexologia Podal: dos Pés para os Orgãos
Porque é uma questão frequente, resolvemos pedir à Terapeuta Fabíola Gomes, Podologista com formação adicional em Reflexoterapia, que nos explicasse de que falamos afinal, quando se discute o termo Reflexologia!
Escutar a versão audio do artigo:
O que é a Reflexologia Podal ou Podo-Reflexologia
Antes de dizermos o que é, explicamos o que não é! A reflexologia não é uma massagem, não é um tratamento médico nem trata patologias específicas.
A reflexologia tem uma origem ancestral, remontando a culturas como a Egípcia, Chinesa ou Indiana. Na sua forma mais moderna, foi impulsionada nos Estados Unidos da América pela Fisioterapeuta Eunice D. Ingham, que na década de 30 publicou o seu primeiro livro, “Stories the Feet Can Tell”, onde advogava os benefícios da Reflexologia.
A reflexologia é uma prática na qual é aplicada pressão sobre determinadas áreas e pontos dos pés, mãos ou orelhas (zonas mais comuns) e que se baseia na eventual existência de zonas reflexas nestas áreas que se pensa serem uma representação de órgãos, glândulas e outros membros e estruturas do corpo humano.
Considerando que a comunicação entre as células se faz através de terminações nervosas e que muitas dessas terminações vão desde o exterior (e portanto da pele) até aos respectivos órgãos, os reflexologistas acreditam que o estimulo destes pontos nestas áreas reflexas podem ajudar a normalizar algumas funções fisiológicas nos órgãos correspondentes, contribuindo assim para o equilíbrio funcional dessas estruturas.
Como funciona a Reflexologia Podal
A (muito) reduzida mas crescente evidência da existência de alguns efeitos benéficos sobre alguma sintomatologia, faz com que seja fundamental conhecer melhor o mecanismo de acção desta prática.
A base teórica da sua aplicação, tal como já explicitado acima, centra-se na possibilidade de existência de mapas do corpo e dos órgãos humanos representados em zonas do pé, mãos e/ ou orelha. Nestas zonas reflexas, o terapeuta aplica técnicas de pressão com os dedos, conseguindo com isso estimular reacções fisiológicas nas áreas reflexas correspondentes.
Deverão ser considerados a este nível vários parâmetros: a influência do toque terapêutico, o relaxamento que resulta da própria prática, o eventual efeito placebo, o estímulo do sistema linfático/circulatório, o efeito da criação de potencial elétrico que advém da manipulação das estruturas nervosas bem como mecanismos de mecanotransdução e propriocepção.
Benefícios da Reflexologia
Existem diversos estudos, mas a evidência acerca dos efeitos da reflexologia é ténue. Há porém alguns benefícios que são reconhecidos à Reflexologia Podal e que destacamos a seguir:
- Relaxamento geral;
- Redução do stress e ansiedade;
- Melhoria do estado de humor;
- Melhoria da qualidade de vida (particularmente através da redução do desconforto de sintomatologia);
- Melhoria da qualidade do sono;
Ao nível do alívio da dor, os resultados não são globalmente conclusivos, sendo que a maioria da evidência é de baixa qualidade. No entanto, uma investigação recente realizada em pacientes oncológicos onde se estudou a relação entre a utilização da reflexologia para amenizar a dor e melhorar náuseas, demonstrou que a prática contribuiu para a melhoria significativa da dor, mas não das náuseas experienciadas por esta população de pacientes.
Utilização da Reflexologia Podal em Contexto Clínico
Tal como explicitado anteriormente, a reflexologia não trata doenças, no entanto, pode actuar como uma prática complementar das diversas formas de tratamento médico em contexto hospitalar ou fora deste, contribuindo desse modo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
A reflexologia podal pode ser um apoio nas seguintes situações (embora não se recomende como única intervenção ou sem o acompanhamento de tratamento médico/terapêutico):
- Doenças relacionadas com o stress;
- Doenças crónicas;
- Perante a necessidade de encontrar alternativas à terapêutica farmacológica;
- Somatização de algumas patologias;
- Alguns tipo de dor;
- Hipertensão secundária à dificuldade em controlar os níveis de ansiedade;
- Asma e problemas respiratórios;
- Problemas intestinais;
- Insónias ou Falta de qualidade do sono;
- Cuidados paliativos;
A reflexologia podal pode ser aplicada em qualquer idade, não apresentando contra-indicações conhecidas, sendo que apenas algumas patologias requererem cuidados especiais e especial atenção na estimulação de alguns pontos específicos.
Deve no entanto prestar especial atenção, referindo isso ao seu reflexologista se sofrer de problemas circulatórios ou problemas de coagulação sanguínea, gota, epilepsia e outros que entenda serem relevantes.
Em Resumo
Embora a evidência científica da sua utilização seja muito ténue, em particular pelo reduzido número de investigações ou pela própria qualidade dos estudos e /ou amostras, há indicações de que a sua utilização pode ser benéfica no apoio a alguma sintomatologia.
Nesse sentido a reflexologia poderá ser uma resposta útil em complemento do tratamento médico.
Artigo redigido por Fabíola Gomes, Podologista com formação em reflexologia e responsável pela consulta de de Podo-Reflexologia da Clínica Médica do Porto
Referências Bibliográficas
The effects of foot reflexology massage on anxiety in patients following coronary artery bypass graft surgery: A randomized controlled trial
The effects of reflexology on pain and sleep deprivation in patients with rheumatoid arthritis: a randomized controlled trial
Foot Reflexology: An Intervention for Pain and Nausea Among Inpatients With Cancer
The effectiveness of aromatherapy, massage and reflexology in people with palliative care needs: A systematic review
Examining the impact of a healing touch intervention to reduce posttraumatic stress disorder symptoms in combat veteran
The Effects of Reflexology on Sleep Disorder in Menopausal Women
The Effect of Foot Reflexology Massage on Burn-specific Pain Anxiety and Sleep Quality and Quantity of Patients Hospitalized in the Burn Intensive Care Unit (ICU)
Recruitment and Early Retention of Women with Advanced Breast Cancer in a Complementary and Alternative Medicine Trial
A pilot study of parents’ experiences of reflexology treatment for infants with colic in Finland
Reflexology: Exploring the mechanism of action
Photo by Lucrezia Carnelos on Unsplash, Photo by Yan Krukau
Data de Publicação: 04/2023
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fazermos um esforço para lhe oferecer bons conteúdos sem a/ o maçar. Todas as nossas Newsletters possuem um modo de se remover da nossa lista. Acompanhe aos nossos evento, serviços e promoções.